Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 14/03/2013 | 18h32

Bosch terá sistema de auxílio a congestionamentos

Equipamento será capaz de frear, reacelerar o veículo e mudar sua direção

REDAÇÃO AB

Em 2014, a Bosch passará a produzir em série um sistema de auxílio a congestionamentos, que atua em velocidades até 50 km/h e é capaz de frear, reacelerar e mudar a direção do veículo. A primeira geração entra em produção no ano que vem. Nos próximos anos, o equipamento estará apto a monitorar velocidades mais altas e condições de trânsito mais complexas.

O objetivo é que a tecnologia assuma, no futuro, o total controle do veículo. Segundo a Bosch, as maiores dificuldades para que isso ocorra estão nos grandes centros (com trânsito congestionado e usuários circulando em várias direções) e no desenvolvimento de um conceito isento de falhas.

Parte desses avanços já é aplicada em alguns veículos, como o ACC, Piloto Automático Adaptativo, que rastreia o tráfego à frente e mantém o carro com ele equipado em distância e velocidade seguras. O motorista ganha ainda mais liberdade quando esse recurso é associado ao ESP, Programa Eletrônico de Estabilidade, a câmeras capazes de reconhecer outros veículos e obstáculos, a uma direção eletromecânica e a um software de alto desempenho, que interpreta os movimentos dos veículos.

A mudança de pista de forma automática é um dos próximos passos. Para isso serão necessários dois recursos adicionais: um sensor na traseira do carro para detectar os veículos que se aproximam rapidamente e mapas de navegação dinâmicos. Tais mapas, que já operam por meio de uma conexão de rede móvel, podem manter os motoristas informados das condições das estradas e de restrições locais de velocidade.



Tags: Bosch, congestionamentos, ACC, ESP, trânsito.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência