Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 13/03/2013 | 11h39

Produção industrial aumenta em 9 de 14 Estados

Pesquisa do IBGE destaca Paraná, com alta de 11,3% na passagem de dezembro para janeiro

AGÊNCIA ESTADO

A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de dezembro para janeiro. O destaque no mês foi o Paraná, com expansão de 11,3% no período, o que recuperou parte da perda de 9,2% acumulada nos meses de novembro e dezembro.

Os outros locais com avanço na indústria foram Ceará (9,3%), Rio Grande do Sul (7,1%), Rio de Janeiro (3,1%), Amazonas (1,9%), Minas Gerais (1,6%), São Paulo (1,6%), Santa Catarina (0,6%) e Região Nordeste (0,3%). Entretanto, a produção encolheu em Goiás (-4,9%), Pará (-3,1%), Bahia (-2,1%), Pernambuco (-1%) e Espírito Santo (-0,5%).

Na comparação com janeiro do ano passado, a produção industrial do primeiro mês de 2013 cresceu em dez dos 14 locais pesquisados. Os avanços mais expressivos foram no Ceará (15,4%), no Rio de Janeiro (13%) e em Minas Gerais (10,1%).

No Rio de Janeiro, o resultado teve influência de veículos automotores (caminhões, automóveis e chassis com motor para ônibus e caminhões), edição, impressão e reprodução de gravações (CDs), farmacêutica (medicamentos), refino de petróleo e produção de álcool. Em Minas Gerais o bom desempenho teve impulso de veículos automotores (automóveis).

No Ceará, o resultado foi puxado pelos setores de produtos têxteis, alimentos e bebidas, calçados e artigos de couro e minerais não metálicos. As demais taxas positivas foram verificadas na Bahia (7,3%), em São Paulo (5,3%), no Pará (4,8%), na Região Nordeste (4,4%), em Santa Catarina (3,1%), no Rio Grande do Sul (1,9%) e em Pernambuco (1,6%).

Por outro lado, houve recuo na produção do Espírito Santo (-8,1%), de Goiás (-4,0%), do Paraná (-3,9%) e do Amazonas (-2,2%).



Tags: IBGE, produção industrial, Paraná, Ceará, Região Nordeste, caminhões, automóveis, ônibus, chassis, refino de petróleo, produção de álcool.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência