Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 11/03/2013 | 17h20

ZF inova com câmbio de 9 velocidades

Land Rover estreia transmissão automática, que pode ser usada por veículos de outras marcas

REDAÇÃO AB

A ZF está lançando durante o Salão de Genebra, que acontece de 7 a 17 de março na Suíça, a primeira transmissão automática de nove velocidades para automóveis com motores dianteiros transversais. A peça reduz consideravelmente o consumo de combustível e as emissões de CO2 em relação às transmissões de seis velocidades, uma vez que, com número maior de marchas, o motor funciona na faixa de rotação mais econômica. Devido ao escalonamento próximo entre as nove velocidades, as trocas são ágeis e quase que imperceptíveis.

A inglesa Land Rover foi a primeira a apostar no novo câmbio, que no fim de 2013 passa a ser produzido em escala para equipar o utilitário Range Rover Evoque (leia aqui).

A peça será feita na nova unidade industrial da ZF na cidade de Gray Court, no Estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A ideia é expandir a tecnologia para mais veículos de outras marcas, já que ela foi desenvolvida como um kit modular. Atualmente, existem dois modelos da transmissão, que abrangem uma faixa de torque entre 200 e 480 Nm. Além disso, a função start-stop opera sem a necessidade de bomba de óleo adicional e pode ser utilizada em sistemas híbridos.

DESENVOLVIMENTO

A ZF explica que o desenvolvimento da inédita transmissão foi possível com o auxílio de quatro engrenagens individuais e de seis elementos de engate. No início, verificou-se que o espaço para a instalação da transmissão era limitado no automóvel com motor transversal dianteiro. Por conta disso, os conjuntos de engrenagens não foram colocados em linha no eixo longitudinal da caixa, mas alinhados dentro da transmissão. Com a medida, apesar das três relações de marchas a mais, a 9HP é apenas 6 mm mais longa e pesa 7,5 quilos a menos do que a de seis velocidades da ZF.

Segundo a ZF, sistemas de mudança de marchas instalados diretamente no volante também operam junto com a 9HP e permitem que a transmissão exponha seu lado mais esportivo.



Tags: ZF, Land Rover, Range Rover Evoque, transmissão, câmbio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência