Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/03/2013 | 18h01

Anfavea apura vendas recordes no primeiro bimestre

Foram licenciados 546,6 mil veículos, alta de 5,6% sobre igual período de 2012

SUELI REIS, AB

A associação das fabricantes de veículos Anfavea registrou o melhor primeiro bimestre da história com a venda de 546,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, crescimento de 5,6% na comparação com igual período de 2012. Em média, foram 13,6 mil unidades emplacadas em cada um dos 40 dias úteis do período, aumento de 8,2% sobre o primeiro bimestre de 2012, que teve 41 dias úteis.

Em fevereiro os emplacamentos caíram 5,8% sobre igual mês do ano passado e 24,5% na comparação com janeiro deste ano, quando foram emplacados 311,5 mil unidades. Segundo o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, fevereiro é um mês tradicionalmente mais fraco devido ao feriado de carnaval: os dados apresentados pelo executivo mostram que enquanto janeiro teve 22 dias úteis, fevereiro teve 18.

“Historicamente, sempre há perda de volume devido ao carnaval, foram quatro dias úteis a menos e tivemos um janeiro muito forte, o melhor da história.”

No segmento de automóveis e comerciais leves também houve recorde de vendas no primeiro bimestre, 519,9 mil unidades contra 488,5 mil de idêntico intervalo de 2012, alta de 6,4%. A média diária do segmento fechou o bimestre com 12,9 mil unidades, 9,1% a mais que a média anotada há um ano. Para Belini “este é um sinal de que a indústria vai bem”. No comparativo mês contra mês, os emplacamentos recuaram 5,6% sobre fevereiro de 2012 e 25,1% contra janeiro.

O segmento de pesados continua com vendas em queda: os emplacamentos de caminhões caíram 7,8% no bimestre e o de ônibus, 41,4%.

O ANO COMEÇOU

Após anotar o melhor primeiro bimestre da história, resultado impulsionado pelo recorde de vendas de janeiro, a Anfavea prevê um ano positivo e com boas projeções. Para março, Belini aponta que os licenciamentos virão em volume maior que o de fevereiro e o que impulsionará este movimento será o IPI menor, cuja taxa aumentará em abril, e o maior número de dias úteis.

“A gente costuma dizer que no Brasil o ano só começa depois do carnaval: em março, a tendência é de que na segunda quinzena teremos um ‘ataque’ natural de promoções e campanhas. A expectativa é de que o mês deve manter uma média de vendas maior que a registrada durante todo o primeiro bimestre, que foi de 13,6 mil unidades.”

O executivo manteve as projeções para o ano, as mesmas apresentadas em dezembro último: a associação espera que as vendas deste ano superem as de 2012 em até 4,5%, para 3,97 milhões de veículos.

“O que é importante para nosso setor: disponibilidade de crédito, e isso temos, inadimplência, que está caindo, e aprovação de crédito, que está em bom nível. Alia-se a isso os juros mais baixos da história, a inflação, que permanece sob controle e a recuperação gradativa do PIB, cuja tendência é de crescimento, isso pode ajudar o setor neste ano.”

- Clique aqui para ver os resultados apresentados pela Anfavea.

Assista abaixo à entrevista exclusiva de Cledorvino Belini a ABTV:



Tags: Vendas, mercado, licenciamentos, emplacamentos, Anfavea, Cledorvino Belini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência