Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 04/03/2013 | 17h44

Itens importados ganham espaço na indústria

Coeficiente da CNI que mede o uso de insumos vindos do exterior registrou 23,2% em 2012

AGÊNCIA ESTADO

O coeficiente de insumos importados, que representa a participação de itens vindos do exterior no total de insumos adquiridos pela indústria, registrou 23,2% em 2012, alta de 1,9 ponto porcentual na comparação com 2011 e recorde para a série histórica iniciada em 1997. Os números fazem parte do estudo Coeficientes de Abertura Comercial do ano de 2012, divulgado na segunda-feira, 4, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O coeficiente de exportação, que corresponde à parcela da produção industrial vendida no mercado internacional, fechou 2012 em 20,6%. Segundo a CNI, é a primeira vez desde 2007 que o faturamento da indústria com exportações supera a marca de 20%. No entanto, o valor recorde ainda é de 2004, quando fechou em 22,9%.

Segundo a CNI, a desvalorização cambial ocorrida no início de 2012 e as desonerações tributárias para vários setores da indústria deram suporte aos maiores ganhos com exportações, auxiliando no crescimento do indicador. O coeficiente de exportações líquidas, que é a razão entre o saldo comercial e o valor da produção, ficou em 6,1% em 2012, apenas 0,1 ponto porcentual abaixo de 2011. A CNI informa que o porcentual está bem abaixo do nível máximo da série histórica, registrado em 2005, de 11,8%.

O coeficiente de penetração das importações, que mede a participação de bens importados no consumo doméstico, atingiu 21,6% em 2012, o maior valor da série histórica iniciada em 1996. Em 2011, o coeficiente fechou em 19,5%. Segundo a CNI, o crescimento da participação dos importados evidencia a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais ante os importados.



Tags: CNI, insumos importados, Coeficientes de Abertura Comercial, desvalorização cambial, consumo doméstico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência