Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 26/12/2008 | 00h00

A Fiat na eleição do Carro Verde Mundial

Dois modelos projetados e desenvolvidos no Brasil concorrem na disputa pelo Carro Verde Mundial 2009: o Fiat Siena Tetrafuel e o Palio Weekend Elétrico.

Automotive Business

Dois modelos projetados e desenvolvidos no Brasil concorrem na disputa pelo Carro Verde Mundial 2009: o Fiat Siena Tetrafuel e o Palio Weekend Elétrico. Um júri de 59 jornalistas de 25 países dos cinco continentes vai eleger, dentre 22 modelos, o carro mais verde do mundo. O prêmio é organizado pela World Car of the Year (www.wcoty.com). O resultado será divulgado em abril de 2009, no Salão do Automóvel Internacional de Nova York. Vale lembrar que o Siena Tetrafuel roda com álcool hidratado; gasolina brasileira (que tem a adição de álcool); gasolina pura, como a encontrada em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular. Atualmente, cerca de 50% das vendas do Novo Siena no Brasil são do modelo Tetrafuel, que utiliza central eletrônica da Magneti Marelli e já foi premiado com o Pace Award, de Automotive News. Já o Palio Weekend Elétrico nasceu de parceria entre a Fiat Automóveis, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outros colaboradores provenientes de empresas de tecnologia e instituições de pesquisa. O projeto nasceu com objetivo de desenvolvimento de tecnologia nacional de um veículo elétrico melhorando o desempenho em termos de autonomia, tempo de recarga e custo. Em 2008 quinze unidades foram produzidas para a Itaipu Binacional e seus parceiros. Em 2009, outras 35 unidades serão montadas no Brasil. O veículo está equipado com motor 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgfm). Sua energia é proveniente de uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, e sua autonomia é de 120 km.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência