Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 28/02/2013 | 12h50

Volvo aprimora sistema de controle ativo dos faróis

Tecnologia permite uso do facho alto sem ofuscar quem dirige o carro à frente

REDAÇÃO AB

Os novos Volvo S60, V60 e XC60 que estarão no Salão de Genebra (de 7 a 17 de março na Suíça) poderão ser equipados com um novo controle ativo de faróis altos. A montadora de origem sueca aprimorou um mecanismo que permite o uso contínuo da luz alta de seus faróis de xênon graças a um mecanismo que impede o ofuscamento do motorista do carro que segue à frente.

O controle ativo aproveita a mesma câmera já utilizada na detecção de objetos do sistema ativo de frenagem. Suas lentes são instaladas na parte superior do para-brisa e conseguem “ver” os veículos à frente que precisam ser poupados da luz alta. Segundo a Volvo, a tecnologia é precisa o suficiente para enquadrar o objeto escolhido com margem de 1,5 grau.

Uma unidade de controle envia sinais a um mecanismo integrado ao módulo projetor do farol. Um pequeno cilindro com peças de metal de tamanhos diferentes regula a área de sombreamento. O sistema também é capaz de perceber a presença de motos à frente e evitar o ofuscamento de seus condutores. Ainda de acordo com a Volvo, os carros com a tecnologia estarão à venda no primeiro semestre deste ano.



Tags: Volvo, controle ativo dos faróis, xênon, montadora, ofuscamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência