Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 17/07/2008 | 00h00

Motores: a ordem agora é encolher com eficiência

Os motores estão em destaque na edição nº 34 da revista Engenharia Automotiva, da SAE Brasil.

Automotive Business

Os motores estão em destaque na edição nº 34 da revista Engenharia Automotiva, da SAE Brasil. O editor Bob Sharp escreve que a ordem é encolher: a preocupação com o aquecimento da Terra causado pelo efeito estufa está levando todo mundo a reduzir as emissões dos gases causadores do fenômeno - e uma das saídas é encolher os motores, partindo para o downsizing. A receita mais óbvia para reduzir o consumo de combustível é maior eficiência conjugada com motores de menor cilindrada. A União Européia impôs limites severos de emissões de CO2 a partir de 2012: nada além de 120 g do gás por quilômetro rodado, como média do mix de produção de cada fabricante. Atualmente os carros menores andam pela casa de 160-170 g/km e os maiores ultrapassam bem a marca de 200 g/km. A FPT Powertrain Technologies levou um grupo de jornalistas brasileiros para mostrar um exemplo de downsizing: um motor bicilíndrico de 1000 cm3, turbo e 4 válvulas por cilindro, capaz de gerar bem mais de 100 cv, graças também a uma tecnologia de atuação eletroidráulicas das válvulas de admissão, a Multiair.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência