Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 13/02/2013 | 18h53

China bate recorde de vendas em janeiro

Chineses consumiram 2 milhões de veículos no primeiro mês de 2013

REDAÇÃO AB

A China começou o ano quebrando recordes: em janeiro o mercado interno atingiu pela primeira vez a marca de 2 milhões de unidades vendidas em um único mês, incluindo veículos leves, caminhões e ônibus, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM). Com este resultado, as vendas totais cresceram 46% na comparação com igual mês do ano passado, informou a entidade em nota.

Só no segmento de automóveis, as vendas saltaram 49%, para 1,73 milhão de unidades, segundo a associação, com destaque para os utilitários esportivos, cujas vendas cresceram 90,5%, para 240,7 mil unidades. Os números foram impulsionados em parte pelo movimento de antecipação de compra para que os negócios fossem concluídos antes do feriado do ano novo chinês, que será celebrado este mês. No ano passado, o feriado foi comemorado em janeiro. Por causa do feriado, a entidade prevê vendas menores em fevereiro.

A produção chinesa acompanhou o ritmo das vendas e subiu 51% em janeiro sobre igual mês de 2011, para 1,96 milhão de unidades. Deste total, 1,62 milhão são veículos leves, alta de 54% na mesma base de comparação, enquanto a produção de caminhões e ônibus avançaram 40%, para 343,3 mil unidades.

Para 2013, a CAAM projeta que as vendas totais de veículos na China ultrapassem as 20 milhões de unidades pela primeira vez.

MARCAS

A maior parte das montadoras não-chinesas que estão na China viram suas vendas evoluírem em janeiro: a General Motors reportou aumento de 26%, para recorde mensal de 310,7 mil unidades; a Volkswagen vendeu 235 mil veículos, com crescimento de 47%; a Ford, com a entrega de 44,4 mil veículos, anotou aumento de 135%; enquanto a BMW registrou alta de 14,7%, para 30,3 mil unidades; a Mini também reportou alta de 20,3%, para 1,8 mil veículos.

As montadoras japonesas parecem ter superado a tensão entre Pequim e Tóquio sobre a propriedade de um grupo de ilhas desabitadas, que agravou a repulsa aos produtos japoneses por parte dos chineses. A Nissan informou que suas vendas evoluíram 22,2% em janeiro, para 115,7 mil unidades, um rebote contra a contração de 5,3% em 2012. A Honda também apurou alta de 22%, com a venda de 47,2 mil veículos, e a Toyota viu suas entregas saltarem 23,5%, para 72,5 mil unidades.



Tags: China, vendas, recorde, mercado chinês.

Comentários

  • Milton Roberto Dresch

    Os chineses estao de parabens, e assim que se enfrenta ,os corneteiros do mundo dando liçao de desenvolvimento, isto vale para nos do mundo ocidental,acordarmos para uma nova forma de desenvolvimento mais moderno, sustentavel.

  • Pedro Luiz

    Estive recentemente na china, out-2012 , e verifiquei o numero de carros novos em circulação , e incrivel ver uma frota de veiculos todos modernos , em rodovias de otimo estado de conservação, para mim foi incrivel ver a procupação com a infra estrutura para suportar esta demanda de vendas antes que elas aconteçam, existe um planejamento estrategico. Quando eles observaram a tendencia do mercado exportação para escoar seus produtos sofreria uma queda gradual , eles rapidamente estão mudando a estrategia para iniciar o deswenvolvimento do mercado interno, e assim não estacionar o desenvolvimnto na sua produção em massa. Realmente a china com sua milenar cultura , aprendeu a se adapatar as mudançãs e sempre tomar ações com antecedencia para evitar a desaceleração de seu parque industrial.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência