O Porsche 911 fará em setembro 50 anos. O modelo foi mostrado pela primeira vez em 1963, no Salão de Frankfurt, Alemanha. Segundo a fabricante de Stuttgart, mais de 820 mil unidades do esportivo foram montadas até hoje. Boa parte da tecnologia lançada pelo modelo surgiu nas corridas. br/>
Durante 2013, a fabricante vai realizar vários eventos comemorativos e exposições. Um exemlar de 1967 fará uma turnê pelos cinco continentes. Vai até mesmo participar de eventos dedicados a carros antigos, como os festivais de Pebble Beach, na Califórnia, e o de Goodwood, Inglaterra. Até o fim do mês, os fãs do modelo poderão acompanhar esse trajeto em
www.porsche.com/follow-911.
No Museu Porsche, também em Stuttgart, a comemoração pelos 50 anos terá uma mostra especial sobre a história do desenvolvimento do carro, que ocorre entre 4 de junho e 29 de setembro deste ano.
ALGUMAS GERAÇÕES DO 911
1963 – Em setembro daquele ano o carro era apresentado ao público como 901. O nome foi alterado para 911 no ano seguinte, quando chegou efetivamente ao mercado. Utilizava um motor seis-cilindros de 130 cv. A partir desse carro surgiram variações mais potentes.
1973 – A segunda geração surgiu dez anos após a estreia do carro. A carroceria recebeu mudanças para aumentar a segurança dos ocupantes. Os cintos de segurança passaram a ter três pontos e os bancos receberam encostos de cabeça. Em 1974 estreia o 911 Turbo.
1988 – Neste ano surge o clássico 964, com plataforma renovada e 85% de componentes modificados. O motor 3.6 produzia 250 cv.
1993 – Chega o modelo 993, o último da linha 911 com motor refrigerado a ar, o que faz dele um carro especial para muitos fãs da marca.
1997 – Surge o 996, com motor refrigerado a água de 300 cv, que inovou em termos de redução de emissões. Nem por isso abandonou a característica principal, a instalação traseira. A silhueta do modelo manteve-se muito parecida com a da primeira geração, de 1963.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo