Indústria
|
28/01/2013
|
13h20
General Motors completa 88 anos de Brasil
Primeira linha de montagem da empresa no País operava no bairro do Ipiranga, em São Paulo
REDAÇÃO AB
A General Motors e a marca Chevrolet completaram 88 anos de Brasil no sábado, 26. A primeira linha de montagem da GM no País foi instalada em 26 de janeiro de 1925 na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em setembro daquele ano sairia da unidade o primeiro Chevrolet brasileiro, um furgão para entregas urbanas.
“Estamos no Brasil há quase nove décadas e, atualmente, a marca Chevrolet tem no País o segundo maior mercado global, atrás apenas dos Estados Unidos. Nossas operações são a terceira da GM no mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos e da China”, destaca o presidente da GM América do Sul e da GM do Brasil, Jaime Ardila.
Em 2012 a empresa lançou sete modelos, desenvolvidos em sua maioria no centro tecnológico localizado no Brasil. Ano passado, a GM vendeu no mercado brasileiro 642.649 veículos, ocupando o terceiro lugar no ranking, mas a renovação dos modelos colocou em xeque um dos setores da unidade de São José dos Campos (SP), que viveu a iminência de fechamento até o dia do aniversário da montadora (veja aqui).
No Brasil, a General Motors produz veículos em Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP). Dezessete modelos são fabricados atualmente no País. A GM tem também uma unidade para produção de componentes (estampados e peças) em Mogi das Cruzes, também no Estado de São Paulo, e no fim de fevereiro inaugura uma fábrica de motores em Joinville (SC).
Tags: GM, General Motors, São José dos Campos, 88 anos, Ipiranga, São Caetano do Sul, Gravataí, Jaime Ardilla, Gravataí, Mogi das Cruzes.