Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 24/01/2013 | 18h10

Renault: Ghosn quer regras mais flexíveis na França

Acordos trabalhistas fechados na Espanha podem abrir caminho em outros países europeus

REDAÇÃO AB

O presidente mundial da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, quer adotar na França regras mais flexíveis de trabalho, semelhantes às adotadas na Espanha. As informações são da Dow Jones. Ghosn realizou acordo recente com os trabalhadores da Renault na Espanha, o que significou uma referência para a redução de custos na França, onde a montadora enfrenta negociações sindicais complexas.

“Se chegamos a esse tipo de acordo em uma nação da Europa, vamos tentar obter o mesmo resultado de forma diferente em outro país”, disse Ghosn em recente entrevista. O executivo sabe que não é possível replicar o acordo espanhol, mas recorda que o governo francês já tomou medidas para reforçar a indústria local com uma proposta de legislação que pode tornar mais flexíveis as regras trabalhistas.

Em 2012, a Renault fechou acordo com os sindicatos espanhóis para aumentar a produção e a contratação, em troca de regras trabalhistas mais flexíveis e da possibilidade de admitir pessoal temporário com salários mais baixos. O acordo permite que fábricas trabalhem sete dias por semana e que os reajustes salariais fiquem abaixo da inflação.



Tags: Renault, Nissan, Carlos Ghosn, França, Espanha, redução de custos, negociações sindicais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência