Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 21/01/2013 | 16h28

Alunos da Poli-USP criam simulador que avalia reflexos de motoristas

Com custo estimado de R$ 11 mil, poderá ser reproduzido por outras instituições

REDAÇÃO AB

Três alunos da Escola Politécnica da USP, Gabriel Silva, Sérgio Lopes Jr., formandos de engenharia mecatrônica, e Raphael Francis David, estudante do 3º ano de engenharia mecânica, criaram um protótipo de um simulador veicular que avalia a influência de diversos fatores na capacidade e no tempo de reação de condutores de veículos diante das principais causas de acidentes de trânsito.

O Simulador de Tempo de Reação em Condutores (Sitrec) foi projetado com base em estatísticas sobre acidentes e na dinâmica de outros simuladores existentes, e construído para ser compacto e ter baixo custo, de modo que possa ser reproduzido facilmente por outras instituições de ensino e pesquisa.

Segundo o professor Nicola Getschko, do departamento de engenharia mecatrônica e de sistemas mecânicos da Escola Politécnica da USP, que orientou os alunos no estudo, o protótipo mostrou-se viável do ponto de vista técnico e financeiro, e terá custo estimado de R$ 11 mil. “Ele cria um ambiente realista e ergonômico para o condutor. Poderá ser uma ferramenta muito útil, e de baixo custo, podendo ser usado em treinamentos e avaliações físicas”, explica o orientador.

O objetivo foi criar um simulador que reproduzisse, de maneira representativa, o ambiente da cabine de um automóvel, capaz de medir quantos milésimos de segundo o motorista leva entre perceber visualmente uma situação de potencial perigo, até o acionamento do freio ou o giro da direção para evitar o acidente.

O protótipo foi testado inicialmente por um grupo de controle para a implantação de correções. Depois de implementadas as melhorias, foi realizada uma nova etapa de testes mais amplos e a análise dos resultados.

Com os resultados, os alunos conseguiram avaliar influência de fatores como uso de celular, digitação de mensagem de texto ao telefone, levando em conta a idade, sexo e estado físico do motorista.



Tags: Poli, USP, simulador, Gabriel Silva, Sérgio Lopes Jr., Raphael Francis David, Nicola Getschko.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência