Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas crescem 25,32% na primeira quinzena do ano

Mercado | 17/01/2013 | 19h17

Vendas crescem 25,32% na primeira quinzena do ano

Emplacamentos atingem volume de 158,3 mil unidades, aponta Fenabrave

REDAÇÃO AB

Os licenciamentos de veículos cresceram 25,32% na primeira quinzena do ano na comparação com igual período de janeiro do ano passado, informa a Fenabrave em comunicado divulgado na quinta-feira, 17, que considera sempre os primeiros 11 dias úteis do mês. Foram emplacadas 158,3 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, dos quais 151,1 mil são do segmento leve.

Com relação a dezembro, as vendas de janeiro recuaram 16,94%, segundo a entidade que reúne os distribuidores do setor. A média diária passou de 17,3 mil unidades na primeira quinzena de dezembro para 14,3 mil em janeiro. Vale lembrar que no mês passado vigorava a medida do governo que reduziu o IPI, chegando a zerar a alíquota para modelos 1.0. Neste mês, passou a vigorar o novo regime automotivo e a nova prorrogação do IPI menor, com retorno gradual a cada trimestre (leia aqui).

O ano começou bem para todos os segmentos, exceto motocicletas. Em automóveis, com 50,5% de participação nas vendas da quinzena, a Fenabrave registrou o maior índice de crescimento, 26,8%, para 117 mil unidades, seguido por comerciais leves, cuja alta foi de 26,4% e emplacamento de 34,1 mil unidades. Caminhões e ônibus somaram 5,9 mil e 1,1 mil unidades, respectivamente, com avanço de 1,5% para ambos.

No ranking de vendas de automóveis e comerciais leves, a Fiat lidera com 22,6% de participação. Em segundo, a Volkswagen, com 21,14%, e com 17,95% das vendas da quinzena, a General Motors figura na terceira posição. Ford e Renault vêm logo em seguida, nesta ordem, com 9,47% e 6,41%, respectivamente. Chama a atenção a Hyundai, na sexta posição, com 4,51% das vendas do período, à frente de Toyota, Nissan, Honda e Citroën. O resultado da montadora coreana é puxado pelo desempenho do compacto HB20, que no mês passado vendeu 10,6 mil unidades (leia aqui).



Tags: Fenabrave, emplacamentos, licenciamentos, vendas, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência