Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 17/01/2013 | 13h15

Financiamento de veículos recua 9,5% em 2012

Foram adquiridas 6,9 milhões de unidades via CDC, leasing e consórcio

REDAÇÃO AB

O volume de financiamento de veículos caiu 9,5% em 2012 na comparação com 2011, para 6,9 milhões de unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões e motocicletas, entre novos e usados. De acordo com dados da Cetip, empresa que integra o mercado financeiro, os financiamentos atingiram R$ 193,5 milhões, 8,8% abaixo do registrado em 2011.

Entre o total financiado no ano passado, 3,59 milhões foram de veículos novos, volume 7,2% menor que o apurado em 2011. Usados somaram 3,35 milhões de unidades, queda de 11,9%. O segmento de automóveis lidera os financiamentos, com 1,8 milhão de unidades ou 64,4% do total vendido no período. Em comerciais leves, do total de 792,4 mil unidades vendidas no ano passado, 55,1% foram compradas a prazo. No caso de usados, o índice de financiamento ficou em 33% para ambos os segmentos.

A modalidade mais utilizada em 2012 foi o crédito direto ao consumidor (CDC), com 83,9% de participação dos financiamentos, seguida por 11,7% de consórcios, 2,1% leasing e outras modalidades, que somaram 2,3%. No segmento de automóveis o CDC respondeu por 87,2% dos financiamentos, enquanto consórcio e leasing representaram 6,6% e 4,6%, respectivamente.



Tags: Financiamento, crédito, Cetip, CDC, leasing, consórcio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência