Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 16/01/2013 | 19h07

Salão de Detroit marca volta da indústria nos EUA

Montadoras recuperam o ânimo e apresentam suas novidades para mercado norte-americano

REDAÇÃO AB

O Salão de Detroit 2013 encerrou os dois dias de apresentação dedicados à imprensa como um evento que marca a volta da indústria automotiva norte-americana, após três anos de enfrentamento profundo de crise. “Você anda pelos corredores e imediatamente capta um sentimento renovado de confiança na indústria automotiva”, avaliou o presidente do evento deste ano, Jim Seavitt. O evento, oficialmente batizado de North American International Auto Show (NAIAS), recebeu 5.212 jornalistas de 62 países e registrou 59 apresentações, das quais 50 de montadoras mundiais e 9 locais.

Entre as apresentações das anfitriãs, a Ford destacou o conceito Atlas, que segundo a montadora, deve inspirar as próximas gerações de picapes nos Estado Unidos (leia aqui), além do novo Fiesta, que será produzido no Brasil (leia aqui). A General Motors, por sua vez, mostrou o novo Corvette Stingray 2014, que chega ao mercado local no próximo ano. Já a Chrysler, agora do Grupo Fiat, mostrou os Jeep Grand Cherokee a diesel e Compass, e revelou que este último chega ao Brasil até o fim deste ano.

Algumas montadoras aproveitaram para fazer estreias mundiais, como a Audi que levou o RS 7 Sportback, esportivo de luxo com vendas a partir de julho de 2013 na Europa e Estados Unidos, a Bentley, com o GT Speed conversível, e a Honda, com a apresentação de um conceito de SUV urbano que será baseado na nova plataforma compacta global da marca, a mesma para os novos Fit e City.

Com suas apostas no mercado de luxo, a subsidiária da Hyundai nos Estados Unidos apresentou o conceito HCD-14 Genesis, além de um sedã-médio para mostrar sua tecnologia híbrido-elétrica. Ainda no mercado premium, a Infiniti levou o novo Q50, a Lexus mostrou o redesenhado IS 250 e a Maseratti destacou seu novo Quattroporte.

Fechando o grupo das principais marcas, a Mercedes-Benz fez uma breve apresentação do coupé CLA na véspera da abertura do Salão de Detroit, cuja estreia mundial é realizada em Berlim, Alemanha, na Fashion Week, entre 15 a 18 deste mês. A japonesa Nissan revelou a nova versão do Versa hacth e o conceito Resonance (leia aqui).

Por fim, a Volkswagen apresentou o conceito CrossBlue, SUV desenvolvido na Alemanha especificamente para os mercados dos Estados Unidos e Canadá, cuja posição está acima do Tiguan e abaixo da Touareg. O modelo é plug-in híbrido que combina um motor a diesel com dois motores elétricos.

escrever



Tags: Salão de Detroit, Ford, GM, Chrysler, Fiat, Audi, Bentley, Honda, Hyundai, Infiniti, Lexus, Maseratti, Mercedes-Benz, Nissan, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência