Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 18/07/2008 | 00h00

Alumínio conquista aplicações nos automóveis

Patrícia Monteiro escreve na Revista Alumínio que a indústria automobilística finalmente acertou na escolha do alumínio como material para substituir o aço na fabricação dos painéis de fechamento dos carros.

Automotive Business

Patrícia Monteiro escreve na Revista Alumínio que a indústria automobilística finalmente acertou na escolha do alumínio como material para substituir o aço na fabricação dos painéis de fechamento dos carros. Nos últimos cinco anos, América do Norte, União Européia e Japão dobraram o consumo do metal em painéis – da média de 127 kg por veículo, 8 kg estão sendo utilizados para essa finalidade. Também chamados de painéis de acabamento, eles revestem a carroceria dos automóveis: portas, capô, pára-lama, teto e tampa do bagageiro. Segundo a jornalista, especialmente na Europa o investimento para a aplicação do alumínio é uma realidade cada vez mais presente na carroceria dos veículos. Com os painéis de fechamento de alumínio é possível atingir em média reduções de peso da ordem de 40% a 60%, em relação ao aço. Um capô de alumínio pode pesar até 10 kg a menos que um de aço, segundo Marcelo Gonçalvez, pesquisador do IPT. O primeiro automóvel 100% de alumínio a ser produzido em série foi o Audi A8, em 1994.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência