Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 08/01/2013 | 17h12

Bosch desenvolve ABS para motocicletas pequenas

Novo sistema de antibloqueio da roda dianteira começa a ser produzido em série este ano

REDAÇÃO AB

A Bosch anuncia o desenvolvimento de uma nova versão de freio ABS para aplicação em roda dianteira de motocicletas pequenas, como scooters. Baseada na geração 9 de freios ABS da marca para motos, o sistema antibloqueio tem como diferencial a existência de apenas um canal hidráulico para frenagem, que controla eletronicamente a roda dianteira do veículo.

“Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo”, afirma Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch. Segundo o executivo, o uso de ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes em 25%.

O sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para motocicletas da Bosch no Japão, em parceria com um fabricante de motocicletas da Índia. A fabricante informa que a produção em série do novo ABS tem início ainda este ano.

O SISTEMA

Quando a roda traseira da motocicleta trava, ela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos pressão no freio. O mesmo não ocorre com a roda dianteira, porque o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente na roda da frente. Isso explica porque até mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o sistema de freio da roda traseira é acionado por freio mecânico.

“Regular a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto”, explica Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da Bosch no Japão.

A unidade hidráulica da versão light do ABS 9 compreende somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.

Com esta configuração, as taxas de desaceleração correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga ao sistema.

O software para essa nova geração foi desenvolvido para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla as duas rodas.



Tags: Bosch, freio, ABS, motocicleta, antibloqueio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência