Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 03/01/2013 | 22h45

Hyundai HB é fenômeno de vendas em 2012

Carro foi o sétimo mais vendido em dezembro e soma 22 mil unidades emplacadas em três meses

PEDRO KUTNEY, AB

O Hyundai HB20, fabricado no Brasil desde setembro passado, terminou 2012 na condição de maior fenômeno de vendas do mercado automotivo nacional nos últimos anos. Em dezembro, com 10.665 unidades emplacadas, o carro subiu ao sétimo lugar no ranking dos automóveis mais vendidos do País, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 3.

Com esse resultado, o hatch nacional da Hyundai deixou para trás modelos tradicionais do mercado brasileiro, como Chevrolet Classic, Volkswagen Voyage, Renault Sandero e Ford Fiesta. Também conseguiu se manter à frente do que vem mostrando ser seu principal concorrente até o momento, o também recém-lançado Chevrolet Onix, que ficou na oitava posição do ranking por uma pequena diferença, com 10,5 mil unidades emplacadas em dezembro, apesar do número de pontos de venda do carro ser mais do que triplo das 120 concessionárias onde o HB20 é vendido.

Com o resultado de dezembro, o HB20 soma quase 22 mil unidades vendidas em três meses. Desde o lançamento, em outubro, o carro vem subindo no ranking nacional de vendas: no meio de novembro ele já era o nono mais vendido, subiu para o oitavo posto no fim daquele mês e fecha o ano em sétimo.

TOYOTA ETIOS AINDA PATINA

Lançado no mesmo período que o HB20, o Etios era a grande aposta da Toyota para aumentar as vendas no Brasil e entrar para o segmento de maior volume do mercado nacional. Até agora, contudo, o resultado está abaixo do esperado. Em dezembro foram emplacadas 1.628 unidades do Etios hatch, que ficou em 33º na lista dos automóveis mais vendidos. Da versão sedã foram vendidos 1.042 carros no mês, na 45ª posição.

Desde o lançamento, em outubro, a Toyota vendeu pouco mais de 4 mil unidades do Etios hatch e quase 3 mil do sedã. A rusticidade do acabamento do carro parece não ter encantado os potenciais consumidores, como conseguiu fazer a Hyundai com seu HB20, que segundo a montadora tem fila de espera até março – um problema que a Toyota certamente adoraria ter.



Tags: Hyundai, HB20, Fenabrave, mercado, emplacamentos, 2012, Toyota, Etios, Chevrolet, Onix.

Comentários

  • vera

    adorei esse carro gostaria de aprecia-lo de perto.......esse sim vale apena ter na garagem!!!!!!!!!!

  • Eduardo Ferreira

    Ainda não tive a oportunidade de andar num Hyundai Brasil 20 ou simplesmente HB-20, mas só pelo design arrojado e moderno, já sonho em pegar meus filhos para dar uma volta pela orla do Rio. Tomara que esteja sempre acessível aos consumidores dos chamados carros populares. Apenas uma pergunta: mesmo a suspensão considerada "muito mole" por alguns jornalistas e posteriormente corrigida pelos engenheiros de "olhos puxados", será que ele suportará às castigadas estradas brasileiras? Mas cá pra nós, o risco vale à pena! Abç e até a próxima Eduardo Ferreira

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência