Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 20/12/2012 | 19h15

Henkel cria novo cromatizante para chapas de veículos

Utiliza cromo trivalente em sua fórmula, que não gera riscos à saúde e ao meio ambiente

REDAÇÃO AB

A fabricante de tratamento de superfície Henkel e a de ônibus Marcopolo desenvolveram em parceria uma nova substância de tratamento de chapas de alumínio em substituição ao processo de cromatização à base de cromo hexavalante, composto cancerígeno e com grande impacto ao meio ambiente. O novo cromatizante utiliza o cromo trivalente em sua fórmula, que não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

Mirela Oliveira Herzog Zunino, engenheira de qualidade da Marcopolo, explica que a cromatização de ligas de alumínio é um dos tratamentos superficiais de melhor desempenho no que se refere à resistência anticorrosiva. O processo consiste em converter quimicamente a camada de alumínio em uma camada muito fina de cromatos, que atribui excelente aderência à pintura de acabamento e elevada resistência à corrosão. “Entretanto, a utilização do cromatizante à base de cromo hexavalente conta com uma elevada toxicidade, da qual tínhamos como objetivo eliminar”, diz.

Segundo ela, o cromo trivalente tem uma estrutura mais estável e é menos tóxico. Uma vez misturado na água, ele é mais fácil de ser eliminado. Além disso, gera 50% a menos de resíduos durante a sua aplicação, que também é mais rápida. O novo cromatizante, denominado Bonderite 3700, será usado em chapas de alumínio e ligas em processos de imersão ou jato e apresenta a mesma qualidade do processo convencional.



Tags: Henkel, Marcopolo, cromatização, cromo, alumínio, chapas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência