Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 19/12/2012 | 16h15

Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 107 vão mal no Euro NCAP

Montados em mesma fábrica na República Tcheca, ganharam só três estrelas em baterias de testes

REDAÇÃO AB

Os compactos Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 107, fabricados na planta da joint venture Toyota Peugeot Citroën Automobile (TPCA), na República Tcheca, conquistaram apenas três estrelas na bateria de testes divulgada pelo Euro NCAP na quarta-feira, 19.

Os três passaram por facelift (mudanças no design) recentemente. Mas em vez de ganharem estrelas, perderam em relação às versões anteriormente testadas pelo Euro NCAP em 2005 e que tinham recebido quatro estrelas. As versões novas não conseguiram atender aos novos padrões de segurança europeus.

O secretário geral do Euro NCAP, Michiel Ratingen, declarou em nota: “Os nossos procedimentos têm evoluído significantemente ao longo dos últimos anos. Há mais testes e as exigências tornaram-se mais rigorosas. Apesar disso, muitos fabricantes têm projetado seus últimos carros para alcançar a pontuação máxima (cinco estrelas). Por outro lado, vemos que alguns fabricantes continuam a oferecer os veículos mais vendidos sem fazer as atualizações necessárias para a segurança dos ocupantes. São, obviamente, aqueles modelos que ficam atrás dos carros mais modernos da mesma categoria.”

Tanto o Toyota Aygo como o Citroën C1 e o Peugeot 107 deixaram a desejar pela falta de itens básicos de segurança, como airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Todas as fabricantes se comprometeram a acrescentar até julho de 2013 airbags laterais de tórax e de cabeça, controle eletrônico de estabilidade, lembrete de cinto de segurança de passageiros, além de o sistema Isofix, usado para fixar a cadeirinha de criança no banco traseiro.



Tags: Euro NCAP, Toyota, Citroën, Peugeot, crash-test.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência