Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 13/12/2012 | 20h03

JAC Motors divulga J2 sem a ajuda do Faustão

Depois de queda nas vendas, marca economiza em marketing e publicidade

GIOVANNA RIATO, AB

A JAC Motors estreou na quarta-feira, 12, a campanha publicitária de seu modelo de entrada, o compacto J2. O vídeo de 60 segundos foi divulgado na internet. Também será produzida versão para a televisão de 30 segundos. Com o slogan “parado é pop, andando é rock”, a peça busca destacar o design e as opções de personalização do modelo para atrair o público jovem.

-Veja aqui o vídeo de divulgação do JAC J2.

Criado pela Ogilvy & Mather e produzido pela Vetor Zero, o filme foge do apelo popular do apresentador Fausto Silva, que estrelou os comerciais desde que a marca começou a vender seus carros no Brasil, em março de 2011. O vídeo apela para a pop arte e referências dos quadrinhos e tem como trilha sonora a música “Highway Star”, da banda inglesa Deep Purple.

A mudança na publicidade pode não ser motivada apenas pela busca de um posicionamento diferente para o J2 no segmento. Há possibilidade de a ausência do Faustão ser uma forma de a JAC reduzir despesas, já que as vendas despencaram esse ano após o aumento de 30 pontos porcentuais no IPI de carros importados de fora do Mercosul e do México.

Houve retração de 21,1% nos negócios da companhia entre janeiro e novembro deste ano na comparação anual. A queda aconteceu apesar de este ter sido o primeiro ano cheio de vendas da companhia, já que as concessionárias da marca ainda não estavam abertas em janeiro e fevereiro de 2011. Considerando essa diferença, a média mensal de vendas da JAC caiu mais de 34% em 2012, para em torno de 1,5 mil unidades/mês.

Apesar da redução do ritmo de crescimento, a companhia mantém a aposta no mercado brasileiro nos próximos anos. A empresa já lançou a pedra fundamental da fábrica que construirá na Bahia (leia aqui). A planta receberá investimento de US$ 600 milhões e tem início da operação previsto para 2014, com capacidade para até 100 mil veículos/ano.

O projeto trará alívio para os negócios da empresa. Dentro das regras do novo regime automotivo, o Inovar-Auto, a montadora com projeto de investimento no Brasil, pode importar antes da inauguração de sua planta 50% da capacidade produtiva prevista para a fábrica. O IPI maior pago por essas unidades é devolvido à empresa como crédito fiscal depois do início da produção local. Dessa forma, a JAC Motors pode ter fôlego para reduzir os preços dos carros e atrair mais consumidores já no ano que vem.



Tags: JAC Motors, campanha, J2, publicidade.

Comentários

  • Márcio

    Sem a ajuda do Fausto eles se saem bem melhor! Essa campanha fico um milhão de vezes mais criativa e marcante, adorei!! Parabéns ao marketing da JAC e a agencia que deve ter feito isso, ficou realmente muito bom. Espero que exploda em vendas!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência