NOTÍCIAS
12/12/2012 | 11h10

Indústria

Mercedes-Benz premia os melhores fornecedores

Prêmio Interação foi entregue a 13 empresas


PAULO RICARDO BRAGA, AB

Ricardo Santos (esquerda), diretor de compras da Mercedes-Benz do Brasil, o presidente Jürgen Ziegler (centro) e o chefe mundial de compras para caminhões e ônibus da Daimler AG, Holger Steindorf, na entrega do Prêmio Interação
Treze fornecedores receberam o Prêmio Interação Mercedes-Benz na terça-feira, 11 de dezembro, na sede da montadora, em São Bernardo do Campo (SP). A cerimônia, 21ª da série histórica, teve a presença do presidente Jürgen Ziegler, do chefe mundial de suprimentos para caminhões e ônibus da Daimler AG, Holger Steindorf, e do diretor de compras no Brasil, Ricardo Santos.

“2012 não foi um ano só de alegrias. Junto com nossos parceiros tivemos de superar inúmeros desafios diante das oscilações no mercado que levaram a constantes mudanças na programação das linhas de montagem”, admitiu Ziegler. Ele explicou que a fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais, faz a montagem dos pesados Actros e dos leves Accelo, complementando a linha de veículos comerciais Euro 5 produzida em São Bernardo do Campo, SP.

“Avançamos bem com o Euro 5. Somos líderes de mercado com essa tecnologia e esperamos ser os primeiros em todas as faixas em que atuamos”, afirmou o executivo, destacando que os caminhões ficaram mais econômicos com a introdução das tecnologias exigidas na adoção do Proconve P7.

Ele antecipa que 2013 será também um ano desafiador. “Precisamos apostar no crescimento do País para evoluir. Medidas de incentivo ao consumo e à infraestrutura, como taxas do Finame baixas e reduções do IPI, serão bem-vindas para manter aquecido o setor industrial.” Referindo-se aos fornecedores, disse que espera a continuidade dos esforços para introdução do Euro 5, comprometimento com a operação e altos padrões de qualidade nos componentes e serviços.

Ricardo Santos admitiu que os primeiros meses do ano foram muito difíceis para a cadeia de produção, com a redução de atividades após um período agitado no fim de 2011, quando a demanda atingiu picos históricos. “Depois de recordes atípicos, foi preciso promover ajustes e buscar novo ritmo para enfrentar a queda na demanda”, observou, exortando os parceiros de negócio a encarar com prudência e equilíbrio o período de retomada que se configura.

O diretor de compras da Mercedes-Benz vê com bons olhos a evolução do Inovar-Auto, programa do governo que dita as novas regras para o setor automotivo, mas entende que haverá impacto importante na cadeia de suprimentos, exigindo um grande esforço de inovação. “Será preciso decifrar cuidadosamente o conteúdo do novo plano, que traz desafios para a equação dos custos”, advertiu. Ele não escondeu a preocupação com as difíceis relações comerciais entre Brasil e Argentina, que têm atrapalhado o livre comércio e as trocas de componentes entre as operações da marca nos dois países. “2013 deverá ser melhor do que 2012, mas dificilmente chegaremos aos resultados obtidos em 2011”, concluiu Santos.

VENCEDORES DO PRÊMIO INTERAÇÃO 2012

Responsabilidade Ambiental
1º – Santos Brasil
2º – ZF do Brasil
3º – Acumuladores Moura

Inovação
Schaeffler Brasil

Excelência Operacional em Qualidade
Borrachas Daud
Takata Brasil

Logística
V&M do Brasil
ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo

Excelência em Custos
Polirim do Brasil

Excelência em Indiretos e Serviços
Gevisa
Savar Embalagem
Sumont

Iniciativa e Comprometimento com Qualidade e Serviços
Dytec Tecalon

Comentários: 1
 

anderson
12/12/2012 | 20h35
legal fazer essa premiação aos fornecedores estamos vendo que a mercedes reconhece e valoriza muito seus fornecedores, mas o seu maior patrimonio que são os funcionários deixou a desejar esse ano,não fez festa de fim de ano queria tirar o leite que os funcionarios usam para café da manhã ou da tarde e a maior vergonha foi a entrega de presentes de fim de ano o brinquedo do meu filho veio quebrado "brinquedos de má qualidade chineses que eles tem reclamado tanto chegando com produtos mais baratos aqui no Brasil" na mesma festanão tinha nem água para esposas e crianças beberem foi ridiculo mas os nossos fornecedores ganharam premios e bebidas e comidas também pois quando eu estava saindo da empresapara minha casa eu vi o buffet preparando tudo mas está certo foi com essa incompetência de nossos vendedore que perdemos a liderança de mercado mas lendo essa reportagem entendi a filosofia da empresa.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade