Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 10/12/2012 | 19h25

Inspeção reprovou mais de 490 mil em 2012

Caminhões foram os que mais apresentaram irregularidades nas provas de emissões

REDAÇÃO AB

Passaram pela inspeção ambiental veicular, da Controlar, na cidade de São Paulo, mais de 2,6 milhões de veículos, entre automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas e veículos leves a diesel, de fevereiro a novembro de 2012. Desse total, 490,8 mil (18,4%) foram reprovados na primeira inspeção, mas 401,3 mil foram regularizados posteriormente.

Entre os mais reprovados no período estão os caminhões. Das 36,2 mil unidades analisadas, 42,8% não atendiam aos padrões de emissões. Na sequência ficaram os veículos leves abastecidos com diesel: 39,4% reprovados dos 54,2 mil averiguados. Dos 17,9 mil ônibus inspecionados, 29,7% não passaram. Já no segmento de motocicletas, 23,9% das 225,9 mil avaliadas tiveram problemas, enquanto 16,9% dos 2,3 milhões de automóveis também apresentaram resultado irregular.

REPROVAÇÃO

Em caso de reprovação, a Controlar explica que os proprietários têm 30 dias para fazer a manutenção do veículo em oficina mecânica de sua confiança e reagendar a vistoria sem que seja cobrada nova tarifa. A cada reprovação, o proprietário tem o direito a uma nova inspeção gratuita. Isso não isenta da multa, de R$ 550, caso o veículo esteja fora do prazo legal e seja parado em uma fiscalização de trânsito ou flagrado pelos radares.

PRAZO

Dezembro é o último mês para regularizar o veículo que ainda não passou pela inspeção em 2012. Em janeiro ainda é permitido passar pelo procedimento, mas o proprietário já estará fora do prazo legal e correrá o risco de ser multado.

A Controlar lembra que os veículos licenciados antecipadamente em 2012 também precisam fazer a inspeção, caso contrário o licenciamento de 2013 será bloqueado.

Antes de levar o carro para a inspeção é necessário recolher a tarifa no valor de R$ 44,36 e fazer o agendamento através do site da controlar (clique aqui).



Tags: Inspeção veicular, Controlar, veículos, caminhões, ônibus, automóveis, motos.

Comentários

  • Cesar

    Só queria saber o quanto foi que melhorou a qualidade do ar de São Paulo após iniciada esta faraônica inspeção veicular ? Será que isso só é pra comer dinheiro do povo que já tem além das obrigações de pagar IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento ? Respondam-me.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência