Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 10/12/2012 | 13h06

Produção nacional de bicicletas cairá 10% este ano

No Polo Industrial de Manaus, contudo, fabricantes esperam alta superior a 20%

MÁRIO CURCIO, AB

A produção nacional de bicicletas terá recuo de cerca de 10% este ano. A estimativa é da Abraciclo, associação que reúne fabricantes de motos e bicicletas. A entidade informa que o Brasil fabricou 4,63 milhões de unidades em 2011 e deve fechar este ano com 4,17 milhões. As vendas no atacado devem cair na mesma proporção. No ano passado foram 5 milhões. Para este ano a entidade acredita em 4,5 milhões.

A produção na Zona Franca, contudo, vem crescendo. No ano passado foram 826.903 unidades saídas do Polo Industrial de Manaus. Até o fim de 2012 a expectativa é de 1 milhão de unidades, com consequente alta de 20,9%. Outro número comemorado pela Abraciclo é a queda nas importações em 19%. Em todo o ano de 2011, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entraram 369.206 unidades. Este ano, acredita-se em 300 mil bicicletas.

“A compra de bicicletas do exterior vinha crescendo de forma exponencial até 2011. O aumento do imposto de importação impactou fortemente a vinda de produtos de baixo valor agregado”, afirma o diretor da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.

A associação dos fabricantes informa que houve claras mudanças em torno do universo das bicicletas. As dificuldades na mobilidade urbana deram maior visibilidade a esse transporte, que virou artigo fashion, chique mesmo. Com isso cresce o mercado de maior valor agregado e não é difícil encontrar modelos acima de R$ 5 mil. Como comparação, uma motocicleta Honda CG 125 tem preço sugerido a partir de R$ 5.390.

A Abraciclo cita também o crescimento da infraestrutura para as bicicletas e usa como exemplo as ciclofaixas e ciclovias da cidade de São Paulo e os bicicletários abertos pelo Metrô, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). São 7.185 vagas em 43 bicicletários.



Tags: Bicicletas, produção, Abraciclo, Manaus, Abraciclo, José Eduardo Gonçalves, CPTM, Metrô, MDIC, EMTU, bicicletários.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência