Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 07/12/2012 | 19h42

Exportações de veículos despencam em 2012

Anfavea estima nova queda no próximo ano

GIOVANNA RIATO, AB

As exportações de veículos encerrarão 2012 com queda expressiva de 21,3% ante o ano passado, para 435 mil unidades. A expectativa foi divulgada pela Anfavea, associação dos fabricantes do setor, na sexta-feira, 7. O número é o pior desde 2002, quando foram exportados 424 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Desde o início do ano a entidade sustentava expectativa de uma queda mais branda, de 5%.

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea.

O tombo não será tão severo quando considerado o valor exportado. A organização calcula que as montadoras alcancem faturamento de US$ 14,9 bilhões, com diminuição de 8% sobre 2011. A diferença entre os dois números é resultado da mudança no mix de produtos, com maior participação de modelos comerciais, e das vendas de peças de reposição para veículos vendidos anteriormente.

Em novembro foram exportados 36,5 mil veículos, volume 12,6% menor do que o registrado em outubro e 34,5% inferior ao do mesmo mês de 2011. Entre janeiro e novembro houve diminuição de 20,2% nas vendas internacionais, para 400,8 mil unidades.

O segmento de veículos leves puxou a retração, com 400,8 mil unidades exportadas entre janeiro e novembro, queda de 20,9%. As vendas internacionais de caminhões caíram 14,2%, para 21,7 mil unidades. Já os negócios na área de ônibus tiveram resultado positivo em 6,3%, com 7,6 mil chassis.

A Anfavea espera nova queda em 2013, de 4,6% sobre o volume deste ano, para 415 mil veículos. O valor das exportações deve se manter estável em US$ 14,9 bilhões.



Tags: exportação, veículos, Anfavea, projeção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência