Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 07/12/2012 | 18h10

Venda de caminhões crescerá 7% em 2013

Economia e condições de aquisição puxarão emplacamentos e produção

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de caminhões em 2013 deve crescer 7% em relação a este ano, para em torno de 147 mil unidades. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira, 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “A produção deve ter alta semelhante”, afirma o vice-presidente da entidade, Marco Saltini. “A expansão também deve ocorrer porque 2012 foi um ano muito ruim”, recorda o executivo.

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea.

A perspectiva positiva para o próximo ano se apoia na expectativa de crescimento de 3% a 4% do PIB. “Ninguém compra caminhão se não houver demanda por fretes”, destaca Saltini, lembrando que a expansão da economia é o grande motor do segmento. O executivo também comemora a extensão do PSI, Programa de Sustentação do Investimento, até o fim de 2012. A definição das taxas de juros para financiar pelo Finame/BNDES também é um ponto importante. “É essencial ter essa visão para fazer o nosso planejamento.”

O governo anunciou que subirá as taxas para 3% ao ano entre janeiro e junho. Já no segundo semestre os juros terão novo aumento para 4% aa (veja aqui). Saltini explica que as novas taxas continuarão interessantes para o cliente e ainda podem resultar em aumento da concessão de crédito pelos bancos repassadores. “Com a taxa em 2,5% os agentes financeiros não tinham tanto interesse em fazer liberações, pois o spread era baixo. Esse ajuste nos juros tornará as concessões mais interessantes para os bancos, que poderão aumentar a aprovação das fichas”, explica.

Segundo ele, com as taxas tão baixas, os financiamento acabava sendo concedido apenas para frotistas maiores, que faziam grandes investimentos. Com a nova formatação, mais lucrativa para o agente financeiro, o crédito pode ficar mais acessível a autônomos, pequenas e médias empresas.

2012

Este ano deve terminar com queda na produção de caminhões de 35% a 40% ante 2012. O recuo nas vendas será menor. Até o fim deste ano devem ser emplacadas cerca de 138 mil unidades, o que resultaria em retração de 20,1% na comparação com o volume do ano passado. A queda só não foi maior porque houve aumento da demanda nos últimos meses do ano, com a redução da taxa do Finame para 2,5% ao ano, anunciada no fim de agosto.

“Antes do anúncio destas condições de financiamento, entre abril e agosto, a média mensal de caminhões emplacados era de 10 mil unidades. Agora este volume subiu para 12 mil ao mês”, diz Saltini, destacando o efeito positivo da medida. Para ele, a “média saudável” para o segmento fica entre 12 mil e 14 mil unidades mensais. Sem arriscar um número, Saltini prevê que o segmento dos caminhões extrapesados é o que mais crescerá em 2013, por causa da safra agrícola recorde.

Em novembro as vendas de caminhões ficaram praticamente estáveis em relação a outubro, com leve queda de 0,1%, para 12,6 mil unidades. O volume é 6,2% inferior ao emplacado no mesmo mês do ano passado. No acumulado de 11 meses os emplacamentos diminuíram 19,5%, para 126,5 mil unidades.

A produção teve retração mais severa no período, de 39,4%, para 123,9 mil caminhões. Considerando apenas o resultado de novembro, o volume foi 6,8% menor do que o do mês anterior e 38,8% mais baixo do que o de o mesmo mês do ano passado, para 11,8 mil unidades.

ÔNIBUS

Os emplacamentos de ônibus somaram 25.921 unidades no acumulado de janeiro a novembro deste ano, resultando em queda de 16,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. A produção do segmento caiu 23,4% no período. A Anfavea, porém, está confiante no mercado porque já há encomendas até o meio do ano. As compras governamentais são o principal impulso desses negócios.

Assista à entrevista exclusiva com Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea:



Tags: Caminhões, extrapesados, Anfavea, Marco Saltini, emplacamentos, BNDES, spread.

Comentários

  • Rodrigo

    Estou rezando para que sempre aumente a venda e que todos sejam bem sussedidos, sou vendedor de caminhoes quando precisar amigo e clientes estou disponivel a atende-los. obraços.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência