Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 29/11/2012 | 16h10

Maciel, ex-Ford, com o pé no Grupo Caoa

Executivo pode assumir presidência em janeiro

REDAÇÃO AB

Nenhuma das partes confirma o acerto ainda, mas Antonio Maciel Neto poderá ser o novo presidente do Grupo Caoa a partir de janeiro, segundo publica a colunista Sonia Racy no Estadão da quinta-feira, 29. Dessa forma, o executivo estaria pavimentando sua volta ao setor automotivo, do qual está afastado desde 2006, quando assumiu o comando da Suzano Papel e Celulose, após sete anos à frente da operação da Ford no Brasil. Justamente por isso, Maciel conhece muito bem Carlos Alberto de Oliveira Andrade, controlador do Caoa, até hoje o maior concessionário da Ford no País, negócio que comanda em conjunto com a distribuição de veículos da coreana Hyundai – três deles fabricados sob licença pelo próprio grupo na fábrica de Anápolis (GO) – e da japonesa Subaru.

Segundo especula a coluna de Sonia Racy, Maciel viria para profissionalizar a gestão do Grupo Caoa, até agora dirigido pelo próprio Andrade, e tocar adiante o projeto de uma fábrica brasileira de veículos, com financiamento do BNDES e tecnologia transferida de algum fabricante chinês. Muitas especulações já envolveram o nome de Andrade para representar no Brasil montadoras chinesas como Great Wall e BYD. De fato, representantes dessas marcas (e outras) procuraram o empresário, baseado em seu sucesso como distribuidor da Hyundai, mas nunca houve acordo até agora.

LONGA CARREIRA EXECUTIVA

Quando esteve na presidência da Ford Brasil, de 1999 a 2006, Maciel Neto se notabilizou por retomar a participação de mercado perdida pela marca no País, que chegou a baixar para menos de 7% e subiu, no fim de sua gestão, para algo em torno de 10%. Na época, Maciel em pessoa foi garoto propaganda e estrelou um comercial de TV da montadora, convidando os consumidores a experimentar um Ford. Em 2001, ele inaugurou a fábrica de Camaçari (BA), até então o maior investimento já feito pela companhia no Brasil. Em outubro de 2003, o executivo foi nomeado chefe das operações na América do Sul, acumulando a função com a presidência da subsidiária brasileira.

Antes de comandar a Ford, entre abril de 1997 e junho de 1999, Maciel Neto foi presidente do Grupo Itamarati, da Ferronorte Participações e presidente do Conselho da Ferroban (empresa criada após a privatização da Fepasa). De 1993 a 1997, foi esteve no comando da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos.

Maciel também trabalhou para o governo brasileiro de 1990 a 1993, nas funções de secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, secretário adjunto de Economia e diretor adjunto do Departamento da Indústria e Comércio. Entre as atribuições que assumiu na época, foi o coordenador técnico das Câmaras Setorias, inclusive da que promoveu a reestruturação do setor automobilístico brasileiro.

Maciel Neto nasceu em 11 de outubro de 1957, em Apucarana, Paraná. Graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979, Ele iniciou sua carreira profissional em 1980, na Petrobras, onde trabalhou até 1990.



Tags: Caoa, Antonio Maciel Neto, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, Hyundai, Ford, Subaru.

Comentários

  • Paulo Fernando

    O Maciel tem muita experiencia e enxerga longe.Dara ao grupo Caoa uma expansao equilibrada e sem truculencia.

  • Pedro Ivo Augusto Moura

    Realmente existe a necessidade da reestruturação da gestão no grupo, essa reestruturação deve ser iniciada em todos os setores da empresa, e uma dica que seja mais radical na unidade de Anápolis que tem uma das piores lideranças que já se viu. Fazem que a montadora pareça uma brincadeira.

  • Sergio Amancio Borges

    Parabéns ao Dr carlos Alberto foi a escolha certa,já trabalhei no disribuidor Ford na época do Maciel que fez um brilhante trabalho na ford,aliás ele era tambem o garoto propaganda da Ford.Com certeza o Maciel vai colocar a casa em ordem. Ótima escolha parabens!!

  • Reginaldo Miguel

    Realmente é uma ótima notícia, diante do que representa o Brasil no ramo automotivo e automobilismo em todos os aspectos esta iniciativa é muito importante para o crescimento econômico e tecnológico. E o Grupo CAOA já fez história de sucesso relacionado a inserir novos produtos no pais.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência