Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 28/11/2012 | 18h50

Dacia Lodgy tem pior desempenho no Euro NCAP

Minivan derivada do Logan conseguiu três estrelas

REDAÇÃO AB

O Euro NCAP divulgou os resultados de uma bateria de testes de segurança realizada com 15 diferentes modelos, alguns deles já equipados com sistemas de segurança ativa e passiva. Foram avaliados Dacia Lodgy, Fiat 500L, Ford Fiesta, Ford Kuga, Hyundai Santa Fe, Mercedes-Benz Classe A, Mitsubishi Outlander, Opel Mokka, Seat Leon, Seat Toledo, Skoda Rapid, Subaru Forester, novo Range Rover, Volvo V60 híbrido e a sétima geração do Volkswagen Golf. Todos ganharam cinco estrelas, com exceção da minivan Dacia Lodgy, derivada do Logan, que foi avaliada com apenas três estrelas nos testes de impacto.

Segundo comunicado do Euro NCAP, a performance do Lodgy ficou abaixo da média em todas as áreas. No crash-test frontal, a coluna foi fortemente deformada na parte do para-brisas e o teto dobrou-se até a altura da coluna B. A deformação do assoalho avançou além do que deveria sobre os pés dos passageiros do banco traseiro. A proteção para pedestres atingiu índice de 44%, sendo que todos os outros veículos tiveram mais de 60%. E a pontuação de proteção à criança foi de 77%, fazendo com que o Euro NCAP considerasse o carro "impróprio para o uso familiar". Para piorar ainda mais, o Lodgy não oferece controle de estabilidade.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel Ratingen, declarou em nota: “É decepcionante ver o Lodgy se sair mal em nossos testes, especialmente depois de uma semana que o Sandero (também montado sobre a mesma plataforma do Logan), vendido sob a marca da Renault na América do Sul, ter recebido uma pobre estrela no Latin NCAP (leia aqui). O Lodgy é um veículo acessível e os consumidores vão ter conforto e performance, mas não segurança. O Euro NCAP acredita que a segurança dos ocupantes deve ser primordial, independentemente de quanto se paga pelo veículo.”

OS CINCO ESTRELAS

Em outra escala de preço, o Range Rover e o Volvo V60 híbrido obtiveram bons resultados. O modelo híbrido apresentou desempenho semelhante ao do Volvo a gasolina, apesar do motor elétrico ter acrescentado 350 quilos ao veículo. Por outro lado, o novo Range Rover perdeu 200 quilos em relação à sua versão anterior. Apesar das cinco estrelas, o Euro NCAP entende que o Range Rover deverá ganhar um novo encosto de cabeça para maior proteção dos ocupantes.

O novo Golf conseguiu pontuação semelhante aos de gerações anteriores, mas surpreendeu com novas tecnologias de assistência ao motorista. O Volkswagen foi avaliado com sistemas de frenagem automática, de proteção ativa aos ocupantes (airbags, por exemplo) e de alerta de troca de pista. O modelo deixou a desejar, no entanto, por não ter um cinto de segurança traseiro adequado.

Outros veículos equipados com tecnologias avançadas de assistência ativa de segurança avaliados são o Mercedes-Benz Classe A e o Ford Fiesta.



Tags: Euro NCAP, Dacia, Logdy, Renault, crash-test.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência