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Comerciais | 22/11/2012 | 19h55

Scania lança primeiro caminhão 6x2/4 do Brasil

Com duas rodas de tração e quatro direcionais, permite aumento de carga e implementos longos

REDAÇÃO AB

A Scania traz para o mercado brasileiro o primeiro caminhão 6x2/4 – tem seis rodas, duas de tração e quatro direcionais. Segundo a fabricante, é o único nesta configuração, que permite aumentar a capacidade de carga (aguenta até 19,5 toneladas) e usar implementos mais longos (seu entre-eixos mede 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração, 1.250 mm e entre eixos direcionais, 2.800mm).

Victor Carvalho, gerente de vendas de veículos da Scania do Brasil, explica que o modelo trafega em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional). “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”

“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, complementa Celso Mendonça, gerente de pré-venda da Scania.

O caminhão é oferecido com as opções de cabines P, G, R e Highline, e de potências de 360, 400, 440 e 480cv. Os freios são a disco com EBS. A suspensão dianteira tem molas parabólicas e a traseira, pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Conta com dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, que juntos permitem uma autonomia de mil quilômetros. Como opcionais podem ser adquiridos: rádio, ar-condicionado, computador de bordo e caixa automatizada.



Tags: Scania, caminhão, lançamento, Victor Carvalho, Celso Mendonça.

Comentários

  • Victor

    Este veículo ficou sensacional! Scania ainda sim é a melhor fabricante de veículos pesados do mundo, ninguém bate ela! Agora com o seu novo caminhão, frente nova, e faróis novos, ele ficou lindo! Sensacional! Um produto premium de alta qualidade, requinte e muita história!

  • Vagner

    Achei essa solução fantástica. Não seria uma opção para a linha de distribuição da Scania, o P250? Aumentaria a capacidade de carga líquida do caminhão? Todo mundo pede isso.

  • Aldo Falconi

    Caros, bom dia, sou professor de MÁQUINAS TÉRMICAS e TERMODINÂMICA no curso de Engenharia Mecânica da UCP Universidade Católica de Petrópolis - Petrópolis, RJ, e solicito material para divulgar e estudar em sala de aula sobre motores, caminhões, novas tecnologias, biocombustível, etc. Grato Prof. Aldo Falconi R. Waldemar Ferreira da Silva, 1105, Caxambu, Petrópolis, RJ, CEP 25615-024

  • Gustavo Brito

    Achei muito bom essa solução que a Scania troce para o Brasil. Seria muito bom se ela tivesse opções de utilizar essa configuração em modelos semipesados 4x2. Seria bom também se os cavalos mecânicos 6x2 e 6x4 tivessem uma opção de ter o 2° eixo direcional, no Sul existem algumas empresas que instalam esse segundo eixo direcional, mas para isso aumentam o entre-eixos do caminhão, e acaba se tornando um veículo longo de mais. As vezes até ultrapassa os limites de tamanhos permitidos no Brail. Se a Scania tivesse essa opção seria muito melhor, pq não aumenta o entre-eixos do cavalo mecânico, e com isso o ganho de peso a ser transportado seria maior do que um modelo adaptado por terceiros, com longarinas no chassis.

  • Giovani

    Demorou para o mercado nacional adotar essa configuração, muito comum na Europa. mau vejo a hora de vê las pela rua.

  • AMILTON MACHADO

    BOA NOITE DEPOIS DE CONHECER O 6X2/4 ,GOSTARIA DE SABER SE ESSE TIPO DE CONFIGURAÇÃO PODE SER APLICADA NUM P94 COM UM 'MUNCK' ENTRE OS EIXOS DIRECIONAIS E O EIXO DE TRAÇÃO COM UMA DISTANCIA SUFICIENTE PARA UMA CARROCERIA DE 6,40 M. SERIA UM 4°EIXO SEM O TRUCK. O MOTIVO DESTA IDEIA É NA ECONOMIA OPERACIONAL, NA REDUÇÃO DE CUSTO DE DOIS PNEUS, NO EQUILÍBRIO QUE O CONJUNTO PROPORCIONARIA COM O 'MUNCK' INSTALADO ENTRE OS EIXOS DIRECIONAIS E AINDA COM COM UM PESO BRUTO TOTAL DENTRO DAS NECESSIDADES DO MEU NEGÓCIO. SE TIVER ALGUÉM QUE POSSA ME DIZER SE POSSO TER UM CAMINHÃO COM ESTA CONFIGURAÇÃO DÊ UM SINAL. MUNCK MACHADO AGRADECE

  • wagner

    bom dia este modelo novo p 360 de 360cv qual o valor deste caminhão para o uso de cegonha

  • Benjamim Antonio Pedron

    Boa Tarde. Já existe no Brasil outros com a mesma configuração. VW Constellation 19.420 6x2/4 - com eixo diferencial.

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