Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 17/11/2012 | 10h37

Argentina quer aumentar barreiras aos carros brasileiros

Novo acordo deve valer a partir de julho de 2013

AGÊNCIA ESTADO

Pode ser adiado novamente o livre comércio no setor automotivo entre Brasil e Argentina, previsto para entrar em vigor a partir de julho de 2013. Os argentinos apresentaram ao governo brasileiro uma proposta de revisão do acordo automotivo bilateral e sugerem restrições ao comércio. O ‘Estado’ apurou que o documento que está em análise foi considerado um retrocesso. "A proposta não interessa ao Brasil", afirmou uma fonte.

Em conversas com representantes do Brasil, o governo argentino já tinha manifestado o interesse em revisar o acordo, mas os detalhes sugeridos no documento entregue ao governo brasileiro nos últimos dias não agradaram. Técnicos preparam uma contraproposta para tentar barrar o ímpeto protecionista da Argentina.

A proposta de Buenos Aires quer aumentar, por exemplo, a exigência de uso de conteúdo argentino e prevê um monitoramento por empresa.



Tags: Acordo automotivo, veículos, Mercosul.

Comentários

  • ITP

    Srs. Será que o mercado argentino de veículos é tão imprescindível para o Brazil? Eles produzem 1/4 do que produzimos no Brasil. Acho que está na hora de alguém mostrar que se quizerem colocar barreiras, deverão aceitar a contrapartida, ou seja, vento que venta cá, venta lá. Grato, ITP

  • Helio Figueiredo

    A Argentina está procurando um jeito do Brasil deixá-la falando sozinha. Quero ver o que eles vão fazer se o Brasil também colocar barreiras em represália. O máximo que pode acontecer é faltar alguns modelos de mais luxo no mercado, mas nada que não possa ser suprido pelas coreanas e americanas... Prejuízo mesmo, só das montadoras européias que vão ter mais um problema sério pra resolver, além do da Europa.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência