Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 14/11/2012 | 20h53

Volkswagen comemora 53 anos da fábrica Anchieta

Planta de São Bernardo do Campo é a primeira da marca fora da Alemanha

REDAÇÃO AB

A Volkswagen comemora este mês o 53º aniversário da fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da marca construída fora da Alemanha. Inaugurada em 18 de novembro de 1959, com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek, a planta de 970 mil metros quadrados de área construída é hoje a responsável pela produção dos modelos Gol G4, Novo Gol, Polo e Polo Sedan, Saveiro e Kombi.

Considerada um complexo industrial, a unidade concentra as atividades de estamparia, armação, pintura e montagem final. O prédio comporta também as áreas administrativas, setor de vendas e marketing, pesquisa e planejamento e desenvolvimento de novos produtos da marca no Brasil. A unidade emprega 15 mil pessoas.

“O início das operações na unidade Anchieta foi um marco na história da indústria automobilística do Brasil e a fábrica tem se mantido no centro das inovações do setor desde então, investindo fortemente em tecnologia, com o objetivo de tornar seus processos ainda mais robustos e assegurar a qualidade dos produtos Volkswagen, foco principal de todas as nossas ações”, afirma em nota o diretor da unidade, Frank Sowade.

Nesses 53 anos, a fábrica produziu alguns ícones da frota nacional, como o Fusca, Variant, Brasília e Passat. Os primeiros robôs da unidade chegaram à linha de montagem em 1984, com o lançamento do Santana e da Quantum e foi a primeira a ter centro de crash-tests veiculares, em 1966. Em agosto deste ano, a planta comemorou a produção de 7 milhões de Gol (leia aqui).

escrever

Linha de montagem do Novo Gol na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo



Tags: Volkswagen, Anchieta, fábrica, Gol, Novo Gol, Fusca, Kombi, Polo, Saveiro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência