Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 13/11/2012 | 19h10

Renault Sandero e JAC J3 têm os piores resultados em teste de segurança

Latin NCAP aponta que carros latino-americanos estão duas décadas defasados

REDAÇÃO AB

A terceira fase do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina, apontou que a segurança dos carros populares vendidos na região está duas décadas defasada em comparação com países com mercados maduros. Os níveis, segundo a organização responsável pelo teste, são inferiores aos padrões globais, estipulados pela ONU.

Nesta edição foram avaliados o Ford New Fiesta KD, Honda City, JAC J3, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios hatchback, Volkswagen Polo hatchback e Volkswagen Bora. Dos oito modelos, dois obtiveram apenas uma estrela: Renault Sandero e JAC J3. A classificação máxima é de cinco estrelas e, de acordo com as entidades responsáveis pelo programa, na Europa é raro um automóvel obter nota inferior a quatro estrelas.

Os veículos foram submetidos a testes de colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável. Os dois modelos com piores resultados têm estruturas frágeis na carroceria, aumentando o risco para os ocupantes.

O resultado obtido pelo Sandero prova que a estratégia da Renault de vender no Brasil modelos mais simples, sem a mesma tecnologia dos carros da mesma marca comercializados na Europa, compromete não só o conforto como a segurança dos consumidores da montadora no País.

Já o caso do chinês J2, vendido no Brasil com uma série de equipamentos, incluindo airbag duplo, mostra que o dispositivo não compensa os problemas de estrutura da carroceria. Apesar da performance dos dois modelos, houve melhora na comparação com a fase anterior do programa, quando quatro carros foram classificados com apenas uma estrela.

Entre os outros modelos, o Volkswagen Bora recebeu três estrelas. Cinco modelos obtiveram quatro estrelas: Ford New Fiesta KD, Honda City, Renault Fluence, Toyota Etios hatch e o VW Polo hatch. A classificação é resultado da boa resistência estrutural da carroceria e da presença de airbags.

O Ford New Fiesta e o Honda City se destacaram ainda por terem aumentado a segurança das crianças no banco traseiro. Os modelos contam com o sistema Isofix para fixar a cadeirinha para transportar os pequenos. O Latin NCAP mostrou que o dispositivo é mais eficaz do que o cinto de segurança.



Tags: Latin NCAP, segurança, teste, Renault, Sandero, JAC, J3.

Comentários

  • MAS

    Segurança e preço não deveriam ser opções escludentes. As autoridades deveriam obrigar a divulgação dessa classificação nas propagandas de todos os veículos.

  • Anderson

    É, realmente esse resultado eu não esperava de jeito nenhum.... mas acredito q com isso a jac e a renault vão dar uma atenção especial a está questão. E cá entre nós, o unico pecado da jac foi investir em uma lataria "fraca" para revestir o carro. Corrigindo isso, teremos um modelo excelente.

  • Carlos Massena

    Pat leias esta notícia sobre o Renaut Sandero. Bj.

  • fernando martins de souza

    Prezado Senhores, ao cumprimentá-los pela noticia sobre a JAC J 3, fico um tanto preocupado porque incentivei minha filha, meu genro e meu neto comprarem o J-3, face eu ter adquirido o J 6, que por sinal tem me dado muitos aborrecimentos face ao problema de pneus. Um dos pneus logo após retorno de viagem levei o carro a JAC demonstrando a precariedade do pneu. Tive que troca-lo mas como não encontrei da mesma marca empurraram-me uma outra marca. Solicito a fineza se possivel fazer um teste de segurança também no J 6. Parabens pelas alertas

  • Luis

    Isso é modinha. Até 2 anos ninguém se preocupava com segurança, e 5 anos atrás nem cinto agente usava. É importante e tal, mas descartar um carro completo a um bom preço, com garantia e motor além da média... Isso não é inteligente

  • Romario

    uno, gol, sandero, jac... Apesar da nota, temos milhares circulando pelo pais. Chega de bobagem, não tem nada a ver esse crash test.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência