Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 09/11/2012 | 17h36

Autopeças: vendas no acumulado do ano caem 15,5%

Retração de janeiro a agosto atingiu todos os segmentos do mercado automotivo

REDAÇÃO AB

As vendas do setor de autopeças de janeiro a agosto caíram 15,5% na comparação com igual período de 2011 e 12,2% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo pesquisa mensal do Sindipeças com 87 empresas associadas que representam 29,3% do faturamento total da indústria de autopeças no País. Houve queda em todos os segmentos de mercado nos primeiros oito meses do ano: de 19,9% para as montadoras; de 10,7% em reposição; 7,7% nas exportações; e 18,5% em intrassetoriais.

No faturamento dividido por Estados, o Paraná foi o único com variação positiva, de 8,1% no acumulado do ano em relação a igual período do ano anterior. As demais unidades da federação, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, seguiram em trajetória de baixa, com quedas de 20,2%, 19,5%, 16,9% e 16,2%, respectivamente. Clique aqui para ver o estudo completo.



Tags: Autopeças, Sindipeças, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul.

Comentários

  • Roberto Seabra da Costa

    Eu me pergunto se essa expressiva redução na venda de autopeças reflete realmente os números nacionais com fidelidade. Tenho em mente que as importações de veículos têm sido mais recentemente desestimuladas e muitas montadoras que têm chegado ao país estão trazendo um bom conjunto de fabricantes de autopeças que compõe sua Cadeia de Suprimentos no seu país de origem. Para refletir esse aumento de players no Mercado Brasileiro de Autopeças e também suas vendas com rigor é preciso que a Base de Dados do Sindipeças esteja sendo continuamente renovada, sempre incorporando também essas novas empresas. Abraços, Roberto Seabra da Costa Consultor em Qualidade e Produtividade Tradutor e Intérprete Técnico roberto.seabrabr@outlook.com

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência