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Comerciais | 08/11/2012 | 19h04

Daily enfrenta caminhões de 5,5 a 8,25 toneladas

Pequeno Iveco tem versões até 7 mil quilos de PBT

MÁRIO CURCIO, AB

Para conhecer o comportamento desses Veículos Urbanos de Carga (VUCs) que circulam nos grandes centros, Automotive Business rodou por 60 quilômetros na cidade de São Paulo com um Iveco Daily. O modelo avaliado foi um Daily Truck 70C17, com motor 3.0 turbodiesel de 170 cv, peso bruto total (PBT) de sete toneladas, entre-eixos de 4,35 metros e preço sugerido de R$ 115.174.

“Sessenta por cento de seus compradores são pessoas que transportam a própria carga, como móveis, mudanças, têm mercados. Elas não precisam de um caminhão de dez toneladas”, afirma o analista da gama de produtos leves e médios da Iveco, Fausto Assis. No acumulado do ano, a fabricante vendeu 1.253 unidades dos modelos Daily para sete toneladas. Somados as versões a partir de 3,5 toneladas, foram 6.623 veículos.

Com esse PBT, a opção de sete toneladas ocupa hoje um segmento dominado por muito tempo pelo Mercedes-Benz 710, fora de linha. Hoje, o menor Mercedes é o Accelo 815, para oito toneladas, por R$ 127.849. É o caminhão Euro 5 mais vendido do mercado. Com capacidades semelhantes (pouco maiores ou menores) brigam nesse segmento: Agrale 6500 (6,5 toneladas, preço sob consulta), Agrale 8700 (8,7 t, R$ 133.535); Ford Cargo 816 (8,25 t, R$ 117.486); Hyundai HD78 (7,8 t, R$ 82 mil); e os VW Delivery 5.150 (5,5 t, R$ 111.228) e Delivery 8.160 (8,15 t e R$ 134.535).

Na versão de entrada, com PBT de 3,5 toneladas, o Iveco Daily tem preço sugerido de R$ 99.202 e enfrenta uma série de concorrentes como Ford Transit, Hyundai HR, Kia Bongo, Mercedes-Benz Printer e Renault Master. Em janeiro terá mais um, pois a JAC Motors começa a vender o T140, com PBT de 3,49 t.

RODANDO POR SÃO PAULO

Iveco
Interior do Daily tem bom espaço e vários porta-objetos. Alavanca de câmbio foi reposicionada na linha 2013. Motor da versão para 7 toneladas produz 170 cv. Concessionária Cofipe da Marginal Tietê vende mais de 100 unidades mensais do utilitário, que tem opção de cabine dupla a partir de R$ 126.514 (fotos: Mário Curcio)

Antes de sair com o caminhão, um profissional da revenda Cofipe da Marginal Tietê simula a entrega técnica do veículo. A concessionária tem 10,5 mil metros quadrados e vende mais de 100 unidades do Daily por mês. O caminhão que testamos tinha 4,35 metros de entre-eixos e usava um baú lastreado para atingir as sete toneladas.

Mesmo nessa condição de carga máxima, o motor FPT F1C vence subidas e o trânsito pesado sem dificuldade. Ele adota a tecnologia EGR, sigla em inglês para recirculação dos gases de exaustão. Dessa forma, dispensa a utilização de Arla 32 para atingir os níveis de emissão de poluentes dos motores Euro 5, que atendem aos limites da legislação em vigor desde janeiro deste ano, o Proconve P7.

Neste ano, o Daily passou por modificações. A alavanca de câmbio fica agora no painel e facilita a movimentação do motorista. São seis marchas com engates fáceis. Os porta-objetos no alto da cabine e das portas são grandes e há alguns nichos no próprio painel. A visibilidade também é boa.

O motorista não leva muito tempo para se habituar às suas dimensões externas e em pouco tempo aprende a circular por vielas sem dificuldade. Durante o teste, nossa reportagem dividiu o volante com Marcelo Gonçalves, profissional da Iveco especializado em testes.



Tags: Iveco, Daily, Truck, 70C17, Fausto Assis, Mercedes-Benz, Accelo, Delivery, Cargo, Hyundai, HR, HD78, Sprinter, Renault, Master, EGR, JAC, T140, Agrale.

Comentários

  • Ari Barros

    Qual seria a melhor opção - o Iveco Daily ou o HD 78?

  • Rafael

    Boa tarde. Uma dúvida, o modelo testado Iveco Daily 70c17 pode trafegar em São Paulo? Me disseram que só o modelo 35s14 que se enquadra como VUC. Obrigado.

  • Nataliade araujo Santos

    Qualé melhor a iveco daily 55 ou accelo 915 para colocar reboque.

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