Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 23/10/2012 | 18h11

Talento Design da VW premia universitários

Quatro vencedores do concurso farão estágio na montadora e visitarão o Salão de Frankfurt

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil revelou na terça-feira, 23, os quatro universitários vencedores do 14º Talento Volkswagen Design, durante evento em São Paulo que contou com a presença de executivos como o chefe de design do Grupo Volkswagen, Walter De Silva; o chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff; e o presidente da Ital Design, Giorgetto Giugiaro.

Os três estudantes que conquistaram a categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e uma que venceu a categoria Color & Trim (design de acabamentos) farão estágio na área de Design da Volkswagen do Brasil em 2013. O prêmio também inclui visita ao Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro do ano que vem.

A Volkswagen explica que o processo seletivo de estágio propôs aos candidatos o tema transmutação. Os participantes tiveram de imaginar como poderia ser o DNA da marca Volkswagen no futuro, baseando-se em termos como mutação e metamorfose, para criar uma forma inovadora de transporte. A ideia era substituir o conceito de "veículo" pelo de "transportar pessoas", buscando inspiração na natureza e em conhecimentos científicos de transformações de materiais e de organismos.

“Os vencedores terão oportunidade de se desenvolver profissionalmente, acompanhando durante um ano os trabalhos da área de design da Volkswagen do Brasil”, disse o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.

VENCEDORES

Categoria Shape Design (design externo e interno de veículos)

O 1º lugar da categoria Shape Design foi para o estudante Chrystian Wendel, que cursa design de produto, na PUC de Curitiba (PR). Com seu projeto “Volkswagen Elo”, ele se baseou em uma época de busca por mudança e adaptação, quando cresce a procura por transportes que otimizem espaço, usem energia renovável e sejam eficazes. Dessa forma, o Volkswagen Elo funciona como extensão do corpo, que se conecta ao veículo de forma interativa. O design, inspirado em um organismo vivo, reforça a ligação com o usuário. Sem painel convencional, o veículo dispõe de câmeras que transmitem imagens do exterior para um painel virtual.

O 2º lugar de Shape Design foi para Luiz Antonelli, que cursa design do produto no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (SP). Ele criou o Volkswagen Expand, que se inspira no princípio básico da natureza de expansão e contração. Trata-se de um carro individual, que se expande para dois lugares. Quando trafega em meios urbanos, fica o mais contraído possível, para ganhar as ruas. Porém, quando está em uma pista destinada a velocidades maiores, expande suas rodas para ganhar mais estabilidade e segurança durante a condução.

O 3º lugar da categoria Shape Design foi para João Ruben Sammarco Oliveira, aluno de design industrial do SENAC de São Paulo (SP). Seu projeto “MTF Racing” lembra que ao longo dos anos, os mais fortes sobreviveram por se adaptarem às mudanças do mundo. A mutação evolutiva dos seres vivos inspirou o Mutant Formula Racing (MTF Racing), uma modalidade de automobilismo baseada no DNA dos principais torneios da atualidade. O projeto inclui três veículos: um carro de Fórmula 1 e uma Moto GP; que quando se juntam, formam um veículo de Rally. O design, inspirado nos filmes de ação, une importantes peças do entretenimento mundial: as pistas e as telas.

Categoria Color & Trim (design de acabamentos)

A categoria contempla apenas um vencedor. A escolhida foi a estudante Daniela Hiranaka com o projeto Backbone, trazendo a proposta de que o motorista faça parte de seu Volkswagen por meio dos acessórios desenvolvidos: casaco e luvas. Dessa forma, as roupas estão ligadas aos carros. A tecnologia se baseia nas SmartTVs com controle gestual e jogos que captam o movimento.



Tags: Volkswagen, Talento Volkswagen Design, Shape Design, design, color&trim.

Comentários

  • Sayoko

    Parabéns Daniela Hiranaka Estou muito orgulhosa de voce, desejo muito sucesso nessa jornada

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência