Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 22/10/2012 | 23h06

Honda amplia fábrica e revela lançamentos

Nos próximos meses vêm Civic 2.0 e CR-V flex, mais tarde haverá SUV compacto

MÁRIO CURCIO, AB

A Honda anunciou na segunda-feira, 22, os planos para fortalecer sua estrutura e capacidade de pesquisa e desenvolvimento na área de automóveis. A informação foi dada durante a entrevista coletiva da fabricante no primeiro dia dedicado à imprensa do Salão do Automóvel. Com investimento inicial para os próximos dois anos de R$ 100 milhões, as instalações e equipamentos da área de P&D da montadora serão renovados. Uma nova área será construída até o segundo semestre de 2013 na unidade de Sumaré (SP).

A fábrica quer atingir nos próximos cinco seu segundo milhão de unidades, numa espécie de “15 anos em 5”, já que a milionésima unidade saiu de lá em agosto deste ano, uma década em meia após a inauguração da unidade. Segundo a empresa, a nova área aumentará o número de colaboradores na área de P&D e, portanto, a capacidade de elaborar produtos específicos para o mercado local.

“A decisão de reforçar nossa capacidade de P&D no Brasil foi feita com base no compromisso da Honda de oferecer produtos que agradem aos clientes locais”, disse Masahiro Takedagawa, presidente da Honda South America. O primeiro resultado desta nova estrutura é o Honda Fit Twist, com uma série de mudanças estéticas e de acabamento para atender ao mercado local.

NO SALÃO, VÁRIOS LANÇAMENTOS

Além do Fit Twist, que estará à venda em novembro, a Honda anunciou a chegada em fevereiro de 2013 do Civic com motor 2.0 flex de até 155 cv que dispensa o reservatório de gasolina para partida a frio (a versão 1.8 permanecerá no carro de entrada, LXS). No mês seguinte chegará o utilitário CR-V equipado com a mesma tecnologia, batizada pela Honda de Flex One.

“A programação e o módulo eletrônico são da Keihin. A Bosch fornece as velas aquecedoras e o heater, componente que libera amperagem para aquecer essas velas”, afirma o engenheiro e relações-institucionais da Honda, Alfredo Guedes Júnior. Em 2013 haverá também a versão Special Edition do sedã City.

Em 2014 virá a versão renovada do monovolume Fit e um utilitário esportivo compacto. Também em 2014 voltará ao mercado o Civic Si, mas importado dos Estados Unidos na versão cupê e equipado com motor 2.4 de 201 cv. Outro passo ousado da Honda é a importação, a partir de 2015, de três modelos da marca Acura: o esportivo NSX, o sedan ILX e o utilitário esportivo RDX: “Há cerca de 25 anos eu participei do desenvolvimento do NSX”, recordou orgulhoso o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito.

Assista abaixo a entrevista exclusiva a ABTV de Alfredo Guedes Júnior, supervisor de relações públicas da Honda do Brasil:



Tags: Salão do Automóvel, Honda, Civic, City, CR-V, Fit Twist, City Special Edition, Alfredo Guedes Júnior, Takanobu Ito, Masahiro Takedagawa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência