Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 22/10/2012 | 14h48

VW mostra Up! e novo SUV no Salão do Automóvel

Marca combina lançamentos, tecnologias e entretenimento no maior estande da feira

PAULO RICARDO BRAGA, AB

A Volkswagen organizou o maior estande do Salão do Automóvel, com pouco mais de 5 mil m2, para ambientar veículos já bem conhecidos, lançamentos e conceitos, como o Taigun, um SUV compacto que poderá ser produzido no Brasil. Entre os modelos inéditos estão o Novo Gol de duas portas, o Beettle da nova geração, que aqui será chamado de Novo Fusca, o CC, com nova identidade, e a picape Amarok Canyon (ainda em fase de projeto). A marca promoverá uma série de atividades para conquistar a atenção do público, como o Espaço Mulher, Espaço Kids, Espaço Think Blue, shows e muitas ações de relacionamento.

O Up!, já disponível no mercado europeu em duas e quatro portas, chegou timidamente ao salão, na forma de um GT, que mostra como um Up! mais potente pode ser (motor de até 100 cv), e de um buggy, feito em aço de alta tecnologia e baixo peso. Nada disso parece com os produtos da família Up! que serão montados na fábrica de Taubaté (SP), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP).

A Volkswagen ainda não dá pista da configuração do Up! brasileiro e sequer formalizou a produção em Taubaté a partir de 2014, tida como certa no mercado. A empresa já promoveu a expansão das instalações de pintura para atender o novo veículo e trabalha agora nas linhas de manufatura e acabamento. Entrevistado por Automotive Business sobre a operação, o CEO do Grupo VW, Martin Winterkorn, desconversou sobre o assunto. Nada adiantou também sobre a possível montagem do Taigun no País para concorrer com Duster e Ecosport.

ENTRETENIMENTO

Sustentabilidade será o tema principal do Espaço Kids. No local, a Fundação Volkswagen, por meio do projeto Entre na Roda, oferecerá sessões para contar histórias relacionadas ao conceito Think Blue, iniciativa global da marca Volkswagen de criar soluções e produtos ecologicamente corretos.

As crianças serão convidadas a fazer penteados especiais. Meninos poderão ter o look do jogador de futebol e embaixador da marca Volkswagen Neymar Jr., o famoso moicano. As meninas poderão fazer penteados com acessórios delicados e coloridos. No fim da ação, as crianças ganham uma camiseta verde e amarela com os logos da Volkswagen e da CBF, além do autógrafo impresso do craque Neymar Jr.

No Espaço Think Blue o visitante participará de games, de uma experiência única no Globe, um equipamento esférico altamente tecnológico onde o usuário poderá assistir às iniciativas sustentáveis da Volkswagen.

VEÍCULOS EM EXPOSIÇÃO

O novo Gol em exposição ganhou mudanças estéticas e recursos que o tornam mais moderno para enfrentar a safra de lançamentos da concorrência no segmento mais disputado do mercado. A linha traz evolução nos motores de 1 litro e mais equipamentos de série, incluindo a BlueMotion Technology, que promete economia de 8% em relação ao antecessor.

O Beetle mostra a nova cara no Salão, ganhando formas e o apelido do velho Fusca, mas com desempenho invejável, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, 200 cv e transmissão DSG (Direct Shift Gearbox) de seis marchas e dupla embreagem. A nova versão faz 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos tem máxima de 210 km/h. Haverá uma versão mais esportiva, o Fusca R-Line.

A Amarok, picape argentina já conhecida do público brasileiro, passa a contar com transmissão automática de oito marchas e tração 4x4 permanente, ABS offroad e bloqueio eletrônico do diferencial. A versão automática traz motor diesel biturbo de 180 cv. A versão Canyon traz cores exclusivas, pneus todo terreno 245/70 R17, lanternas traseiras escurecidas e proteção emborrachada nos para-lamas.

Ao lado do Gol estarão o Voyage (equipado com motores 1.0l TEC, de até 76 cv, e 1.6 VHT de até 104 cv, com opção da transmissão automatizada I-Motion), Polo (motor 1.6 de 104 cavalos, com airbags dianteiros, freios ABS, sensor de estacionamento, ar-condicionado, com transmissão manual ou automatizada I-Motion), a versão local do Golf (motor 1.6 VHT de até 104 cv ou 2.0 de até 120 cv, com opção pela transmissão Tiptronic de seis marchas) e o Fox Blue Motion (motor 1.6 flex de até 104 cv, com carrocerias de duas e quatro portas).

Os aventureiros da família Cross expostos são o Space Cross (motor 1.6 de até 104 cavalos e alternativa de transmissão automatizada I-Motion, suspensão elevada), Cross Fox (motor 1.6 VHT de até 104 cv, duplo airbag e freios ABS, transmissão I-Motion como opcional) e Saveiro Cross (para-choque dianteiro off road, faróis de neblina e de longo alcance, freios ABS e airbags frontais, ar condicionado).

O cupê de quatro portas CC é uma das atrações principais. Chega redesenhado, com motor de seis cilindros e 300 cavalos, transmissão DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração integral. Estará exposta também a versão CC R-Line.

O conceito E-Bugster, criado sobre a plataforma do Beetle, tem propulsão elétrica de 85 kW, acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e garante emissão zero. A bateria é de lítio (28,3 kWh). Segundo o fabricante, a autonomia do veículo é de 180 km, dependendo das condições do tráfego. A função de carga rápida permite reabastecer em apenas 35 minutos em estações próprias. A carga pode ser feita também em tomada doméstica de 120 V.

A Volkswagen assegura que o Cross Coupé é o utilitário esportivo mais eficiente do mundo. O protótipo, de 1.858 kg, pode percorrer 55,5 quilômetros com 1 litro de diesel graças ao funcionamento combinado de motor diesel e dois motores elétricos. Com 306 cv, transmissão de seis marchas DSG e dupla embreagem, o Cross Coupé chega a 220 km/h. Rodando apenas com motor elétrico a velocidade máxima é limitada a 120 km/h e a autonomia é de 45 quilômetros.

Com motor a gasolina TSI de 150 cv e um elétrico de 20 kW, o sedã Jetta Hybrid faz de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. O consumo alcança 19 quilômetros por litro em circuito combinado cidade/estrada, ou 20% menos combustível que um carro com potência equivalente de propulsão tradicional. A bateria com voltagem nominal de 220 V tem capacidade de 1,1 kWh. O Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina mesmo com o sistema de baterias.

A versão para o mercado brasileiro do Passat traz motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo com 211 cv, junto com transmissão DSG de dupla embreagem. Entre os recursos eletrônicos, há detector de fadiga, Front Assist e função de frenagem de emergência urbana. A versão Passat Variant R-Line traz configuração familiar com porta-malas de 513 litros.

O utilitário esportivo Tiguan combina motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo de 200 cv e câmbio automático de seis marchas. A versão R-Line é mostrada pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel.

Maior utilitário esportivo da Volkswagen, o Touareg está equipado com propulsor V6 de 280 cv. A versão V8 oferece 360 cv. A transmissão é automática com oito marchas. A Volkswagen mostra também o Touareg R-Line.

Assista abaixo a entrevista exclusiva a ABTV de Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen:



Tags: Volkswagen, Up!, Amarok, Taigun, Fusca, Think Blue.

Comentários

  • Geraldo

    Amo os produtos da vw , agora estou muito mais satisfeito em saber que a VW está de olho no Brasil para envestimentos , não por ser desendente Germãnico e sou mas pela verdadeira tecnologia.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência