Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 19/10/2012 | 15h48

MSX avança em soluções para distribuição de veículos

Empresa opera também com terceirização de profissionais de engenharia

PAULO RICARDO BRAGA, AB

A MSX Internacional avança de vento em popa na operação brasileira. Na véspera da vigência do Inovar-Auto, programa que disciplinará o crescimento da indústria automobilística e exigirá grandes investimentos em engenharia, pesquisa e desenvolvimento, a empresa tem a oferecer contigentes de pessoal qualificado para atender montadoras e autopeças. No momento há pouco mais de 2 mil profissionais engajados no programa chamado pela MSX de Human Capital Solutions, para abastecer as necessidades de engenharia na indústria.

Sob o comando do diretor Ilka Palin, a MSX avança com bons resultados na cessão de pessoal para constituição de equipes de engenharia, apostando na contratação e formação de engenheiros e técnicos para essa finalidade. A maioria das montadoras utiliza esses serviços, que traduzem facilidade de recrutamento, garantia de pessoal treinado e racionalização dos recursos financeiros aplicados.

SOLUÇÕES PARA DISTRIBUIÇÃO

Enquanto a terceirização de pessoal representa 80% da operação no País, outros 20% correspondem aos serviços para redes de distribuição de automóveis, caminhões ou motocicletas, mobilizando 250 profissionais. Esse tipo de serviço, que garante metade do faturamento global da MSX, ganha corpo no Brasil em quatro frentes complementares, voltadas para concessionárias de veículos, seja em soluções de gestão, suporte técnico, treinamento e garantia.

“Até 40% dos gastos de garantia podem ser evitados, especialmente pela identificação de desperdícios”, avisa Arnaldo Brazil, diretor para serviços na área de distribuição. “A solução está em ferramentas de lean management para elevar a eficiência”, afirma. Ele lembra que as montadoras devem fazer provisão em seus balanços do correspondente a cerca de R$ 200 de garantia para cada veículo comercializado. “Somando tudo, é um dinheirão imobilizado que merece atenção”, acrescenta.

A gestão de garantia exige equipe específica para cada marca atendida e pode se estender à análise física de componentes. O suporte pode se estender a um caso de recall, envolvendo centenas ou milhares de veículos. “Nesse caso é preciso avaliar a extensão da campanha de chamamento e as providências a serem tomadas, nem sempre uniformes para toda a frota”, observa Brasil.

SUPORTE TÉCNICO

As soluções de suporte técnico também obedecem a um ritual semelhante, começando pelo atendimento virtual e podendo terminar em visita formal a uma revenda para resolver problemas específicos. Volvo, Jaguar e Mercedes são três marcas que recorrem à expertise da MSX nessa especialidade.

“Nem sempre os técnicos da revenda estão dispostos a debulhar um complexo manual técnico e acabam preferindo recorrer a nosso pessoal, que está preparado para responder diferentes ocorrências”, diz Felix Serrano, diretor internacional da MSX responsável pela operação brasileira no que chama de retail network solutions. “Como regra geral, nosso objetivo é melhorar a experiência dos clientes no varejo. Para isso pode ser necessário treinar pessoal das revendas ou intervir nas rotinas de comercialização de veículos, peças e serviços”, afirma.



Tags: MSX International, distribuição, engenharia, body rental, concessionárias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência