Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 15/10/2012 | 11h28

Metalúrgicos da GM aprovam novo lay-off em São José

Demissão em massa estaria afastada até 26 de janeiro

REDAÇÃO AB

Notícia atualizada em 15 de outubro às 11h28

Metalúrgicos da General Motors em São José dos Campos (SP) aprovaram na segunda-feira, 15, o acordo acertado entre sindicato e montadora que prorroga, do fim de novembro para o fim de janeiro, a suspensão de um plano de demissão na unidade.

Com o acordo, feito na quinta-feira, 11, o período de lay-off, suspensão temporária do contrato de trabalho que beneficia 824 trabalhadores do setor MVA, foi estendido de 30 de novembro para 26 de janeiro, mesmo prazo em que a montadora concordou continuar produzindo o sedã compacto Classic na linha. Atualmente, o carro também é feito nas unidades da Argentina e de São Caetano do Sul.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a GM planeja demitir 1.840 trabalhadores do MVA, sigla para Montagem de Veículos Automotores. Essa seção da fábrica deixou de produzir este ano os modelos Corsa, Meriva e Zafira. Estes já têm substitutos feitos em outras fábricas, o Corsa pelo Onix em Gravataí (RS) e Meriva e Zafira pela Spin, montada em São Caetano do Sul (SP). Do total de trabalhadores, 232 aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), que continuará aberto até o dia 30 deste mês, segundo a entidade.

Com a prorrogação do acordo de suspensão das demissões, o sindicato e a montadora têm até 25 de janeiro para manter negociações sobre a linha. Os sindicalistas acreditam que, com a transição de governo na cidade, os acordos sejam mais favoráveis aos trabalhadores a partir do ano que vem. O candidato do Partido dos Trabalhadores, Carlinhos Almeida, ganhou a eleição em São José dos Campos. O prefeito atual da cidade é o tucano Eduardo Cury.

Na segunda-feira, 15, uma delegação de cerca de 150 pessoas, entre trabalhadores afastados e dirigentes sindicais, vai a Brasília para uma mobilização em frente ao Senado Federal para pedir ao governo a defesa dos 1.840 empregos.



Tags: Metalúrgicos, São José dos Campos, MVA, Corsa, Classic, Zafira, Meriva, Onix, Spin, lay-off, PDV, Carlinhos Almeida, Eduardo Cury.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência