Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 10/10/2012 | 15h22

Toyota fará recall global de 7,4 milhões de veículos

Filial brasileira verifica com matriz se campanha afeta os modelos Corolla e RAV4 vendidos aqui

REDAÇÃO AB

A Toyota anunciou um recall global que envolve mais de 7,4 milhões de veículos, que podem apresentar defeito no interruptor do vidro no lado do motorista. Segundo comunicado divulgado pela montadora na quarta-feira, 10, o problema pode causar derretimento dos componentes, oferece risco de emissão de fumaça e pode ainda provocar incêndio. A nota informa que a montadora não recebeu nenhum relato de ferimentos ou acidentes em decorrência deste defeito, relatado pela primeira vez em setembro de 2008, nos Estados Unidos.

Do total de veículos convocados, 2,47 milhões estão nos Estados Unidos, 1,4 milhão na China e 1,39 milhão na Europa. Também estão envolvidos 650 mil veículos na Austrália e Ásia, na região do Oriente Médio são 490 mil e outros 240 mil no Canadá. A montadora cita outras 330 mil unidades, sem identificar quais regiões. Ainda não há informações se o recall afeta o Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da Toyota no Brasil, todas as filiais estão em contato com a matriz para verificar a abrangência do recall. A empresa estima que até segunda-feira, 15, tenha um posicionamento oficial sobre o assunto.

No caso do Brasil, podem estar incluídos os modelos Corolla e RAV4. Além deles, o recall inclui ainda os modelos Camry, Camry Hybrid, Highlander, Highlander Hybrid, Matrix, Scion, Sequoia, Tundra e Yaris, todos fabricados entre 2007 e 2009.

A Toyota não comentou sobre o valor de quanto o recall custará ou quais os impactos nos resultados futuros.

O analista de valores imobiliários, Satoru Takada, da Toward the Infinite World Inc., disse à Automotive News: “Mesmo se você calcular o custo de uma forma muito simples, ainda assim, será significativo”. Outro analista, do BNP Paribas Securities em Tóquio, Koichi Sugimoto, complementou: “É claro que 7 milhões de veículos é um número alto, mas provavelmente não será como da última vez, quando os clientes dos Estados Unidos evitaram a compra de carros da Toyota”.

A Toyota ainda está em fase de recuperação de diversas dificuldades desde 2008, que incluíram uma série de recalls envolvendo mais de 10 milhões de veículos entre 2009 e 2011, além de problemas na cadeia de suprimentos decorrentes do terremoto e tsunami no Japão no ano passado. A montadora recuperou o título de líder mundial em vendas no primeiro semestre deste ano e projeta vendas globais de 9,76 milhões de veículos em 2012.

Este é o segundo maior recall global registrado pela indústria automotiva. O primeiro foi em 1996, quando a Ford tirou 8 milhões de veículos de circulação para substituir mecanismos de ignição defeituosos que poderiam causar explosão do motor.



Tags: recall, Toyota, defeito, Corolla, RAV4.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência