Como parte das pesquisas para reduzir o peso de seus veículos, a Ford desenvolveu um Focus conceito com capô de fibra de carbono. O modelo é fruto da parceria da montadora com a Dow Automotive Systems, unidade de negócio da Dow Chemical (leia aqui).
O projeto foi conduzido pelo centro de pesquisas da montadora na Europa. Segundo a empresa, o novo material garante redução de 50% no peso do capô. Outra conquista é a diminuição do tempo de manufatura de componentes de fibra de carbono. Houve ainda progressos nos métodos de pintura. Até então a fibra de carbono não podia ser usada em linhas de produção de larga escala.
Entre os benefícios de seu uso em automóveis, a Ford enumera a resistência até cinco vezes superior a do aço. Outro ponto positivo é a durabilidade. A companhia aponta que esse tipo de material é essencial dentro da estratégia de melhoria da eficiência energética dos carros da marca, com redução média de 340 quilos no peso dos veículos até o fim da década.
Iniciado em 2010, o projeto continuará até setembro de 2013. Outras montadoras também investem em pesquisa para o uso de fibra de carbono. Em dezembro do ano passado, a General Motors firmou parceria Teijin nessa área (leia aqui).
Confira, em vídeo, detalhes sobre o desenvolvimento do Ford Focus com capô de fibra de carbono:
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Para acompanhar as demandas e necessidades locais, Bosch investe em desenvolvimentos feitos pelas equipes brasileiras
NATÁLIA SCARABOTTO, PARA MÍDIA LAB AB
Novas soluções são cada vez mais necessárias à indústria automotiva como estratégia de redução de custos e aumento da eficiência
WILSON TOUME, PARA AB MÍDIA LAB