Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 05/10/2012 | 13h06

Ford atinge 3 milhões de motores Zetec Rocam

Propulsores são feitos em versões 1.0 e 16 e equipam Ka, Fiesta e Courier

MÁRIO CURCIO, AB

A Ford comemorou a produção de 3 milhões de motores Zetec Rocam, que equipam os modelos Ka, Fiesta e Courier. O propulsor é feito na fábrica de Taubaté (SP). Estreou no Ford Ka com grande alvoroço no ano 2000, porque na época produzia 65 cv na versão 1.0, quando os principais concorrentes situavam-se abaixo dos 60 cv. A versão 1.6 fornecia 95 cv. O combustível para ambos era a gasolina.

Hoje flexível, o Zetec Rocam produz até 73 cv na versão 1.0 e até 106 cv na 1.6 utilizando etanol. Atualmente, saem da linha de montagem de Taubaté cerca de 1,1 mil desses motores por dia. É um projeto relativamente simples, com quatro cilindros em linha e cabeçote de oito válvulas. O bloco é de ferro fundido. O nome Rocam vem da expressão Roller Finger Camshaft, que indica a presença de roletes nos componentes que entram em contato com a árvore de comando para acionar as válvulas.

Esses roletes propiciam não só redução de atrito, mas a utilização de um comando de válvulas mais favorável ao enchimento dos cilindros mesmo a partir de rotações mais baixas.

A versão 1.6 do Zetec Rocam deixou de equipar a nova geração do Ecosport, sendo substituída pelo Ford Sigma, que produz até 115 cv.



Tags: Ford, Zetec, Rocam, Taubaté, Fiesta, Ka, Ecosport, Roller Finger Camshaft.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência