Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 04/10/2012 | 10h01

Senai de Piracicaba tem demanda aquecida pela Hyundai

Na instituição, 19,5 mil aguardam vaga para o curso Montagem de Sistemas Automotivos

AGÊNCIA ESTADO

O número de trabalhadores que aguardam vaga no curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Piracicaba, no interior paulista, destinado à qualificação de pessoal para vagas no setor automotivo, chega a 19,5 mil. A demanda pelo curso de Montagem de Sistemas Automotivos cresceu rapidamente assim que a Hyundai assinou convênio com o Senai para escolher a mão de obra da sua fábrica na cidade, que começou a produzir o automóvel HB20 recentemente, no dia 20 de setembro.

A procura foi tão grande que o Senai encerrou as inscrições para turmas futuras até a redução da fila. Durante as 60 horas de atividades do curso, os alunos aprendem 20 tarefas típicas de uma linha de montagem. O agente de treinamento do Senai em Piracicaba Marcos Wagner Gozzo disse que a maior parte dos trabalhadores cadastrados à espera do curso está sem ocupação fixa e tem entre 20 e 35 anos.

“A maioria dos inscritos está desempregada, mas há quem procure o primeiro emprego e aqueles que já trabalham”, afirma. Praticamente todos são de Piracicaba ou cidades num raio de 50 quilômetros da fábrica da Hyundai. Um quarto dos cadastrados é do sexo feminino. A primeira turma de 40 pessoas do curso formou-se em maio do ano passado.

Como houve 86 turmas, praticamente 3,5 mil trabalhadores já foram capacitados para trabalhar na Hyundai, na Caterpillar ou na Case New Holland, montadoras instaladas na região de Piracicaba. Pelo convênio com a Hyundai, o Senai envia regularmente à montadora informações sobre notas e presença do aluno. A empresa, em um segundo momento, escolhe o funcionário a partir dessas informações.

A montadora coreana ainda contratará 400 pessoas para atingir o total de 2 mil funcionários na planta que fabrica o HB20, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro e que marca a entrada da Hyundai no segmento de carros populares. A empresa lançará duas novas versões derivadas do HB20, um hatch com apelo aventureiro em janeiro e um sedã em março. A capacidade produtiva de Piracicaba é de 150 mil. No primeiro ano de operação devem ser montadas 90 mil unidades. No momento a unidade opera em um turno. O segundo começa a funcionar em novembro.



Tags: Senai, Piracicaba, Marcos Wagner Gozzo, Caterpillar, Case New Holland.

Comentários

  • MARTA REGINA TRAVISANI

    Fiz o curso de Montagem de Sistema Automotivo no Senai, mas ja faz um ano que estou no aguardo e até agora não chamaram nem para a entrevista. A questão é, será que ainda chamam?

  • Jéssica

    Olá!! Gostaria de me encaixar nas vagas ainda disponíveis,qual procedimento devo tomar para participar da seleção? Primeiramente devo entrar em contato com o Senai de Piracicaba para inscrição do curso? Agradeço

  • maicon

    oque devo fazer para me escrever para participar desse curso estou muito interessado para fazer

  • gislaine maria dos santos

    Ja fiz esta escricão do curso a 3 anos sera que ainda me chama um dia?

  • MARCOS

    HISTORIA,, COM 5 CURSOS NA AREA DE AUTOMOBILISTA FEITAS PELO SENAI E AINDA SENDO CURSOS PAGOS, JA HA 2 ANOS SEM NENHUMA EMPRESA CHAMAR.....

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência