Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 27/09/2012 | 11h00

Museu do Automóvel de Brasília está lacrado

Decisão judicial obriga entrega do imóvel à União

MÁRIO CURCIO, AB

Nesta quinta-feira, 27, está fazendo uma semana que o Museu do Automóvel de Brasília foi lacrado. O acervo conta com 50 raridades e até exemplares únicos. Boa parte dos veículos pertence ao seu curador, o advogado e jornalista Roberto Nasser. O museu foi criado em 1994 por um convênio celebrado com o Ministério dos Transportes. Contudo, desde 2000, Nasser disputa com a Secretaria de Patrimônio da União o direito de permanecer no local: “Em 2006 reformamos o espaço (mais de mil metros quadrados) e construímos outros 450 m²”, afirma Nasser. Esta obra seria, segundo ele, a contrapartida para permanecer no local.

Em setembro de 2010, segundo o Ministério dos Transportes, ocorreu o ajuizamento de uma ação de reintegração de posse, movida pela União. Em novembro daquele ano, a Justiça Federal concedeu liminar, determinando que o imóvel fosse desocupado no prazo de 90 dias. Em janeiro de 2011, em grau de recurso no Tribunal Regional Federal, o prazo para que o Museu do Automóvel devolvesse o imóvel à União foi estendido para 180 dias. Assim, estaria esgotado desde julho do ano passado.

O Governo do Distrito Federal ofereceu outro local no Parque da Cidade, a cerca de dois quilômetros da sede atual, mas, segundo Nasser, falta um decreto para que o local possa ser utilizado. O espaço também precisaria de obras para receber carros e visitantes. O acervo atual é formado por veículos montados no Brasil. Em janeiro deste ano, a Ford doou um Landau 1981 (foto acima) ao museu. Além dos automóveis, o acervo tem uma biblioteca com 8 mil volumes e 10 mil itens documentais. “O museu funciona para valer, é didático e cumpre sua finalidade”, afirma Nasser. Desde 2004 o espaço abria diariamente e daquele ano até o atual houve 120 mil visitantes.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o espaço lacrado servirá para atendimento dos usuários do Passe Livre, política pública que concede transporte interestadual gratuito a pessoas carentes. O espaço também receberá arquivo morto referente à vida funcional de servidores públicos.



Tags: Museu do Automóvel, Roberto Nasser, Ministério dos Transportes, Governo do Distrito Federal.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência