Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 24/09/2012 | 18h05

Metalúrgicos da GM São José vão a Brasília

Comissão pedirá ajuda do governo federal para evitar demissões no Vale do Paraíba

REDAÇÃO AB, COM AGÊNCIA BRASIL

Um grupo de 86 metalúrgicos, reunidos pelo sindicato de São José dos Campos (SP), chega a Brasília nesta terça-feira, 25, a fim de pedir ajuda ao governo para impedir demissões na fábrica da General Motors naquela cidade, onde a empresa reduziu as atividades com o fim da produção do Corsa, Meriva e Zafira. Somente o Classic continua sendo produzido na linha de veículos leves da unidade, mas somente até novembro. A unidade no Vale do Paraíba também produz motores, transmissões e a picape S 10.

Acordo fechado pelo sindicato e a montadora, em agosto, interrompeu desligamento de 1.840 empregados excedentes da linha de leves até 30 de novembro próximo – 940 trabalhadores tiveram o contrato de trabalho temporariamente suspenso, estão em casa com salários parcialmente pagos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), enquanto 900 seguem trabalhando na montagem do Classic. Também foi aberto um programa de demissão voluntária (PDV), o terceiro na unidade desde o fim do primeiro semestre. Sindicato e GM irão se reunir na próxima quinta-feira, 27, para buscar alternativas que possam viabilizar o retorno dos investimentos à fábrica de São José.

Sindicato e GM disputam há anos um cabo-de-guerra em São José dos Campos. A montadora deixou de investir na planta porque os trabalhadores lá não aceitam a flexibilização dos contratos de trabalho, como por exemplo a adoção de banco de horas que permita a redução da jornada em momentos de baixa produção, com compensação posterior quando o mercado volta a se aquecer. A GM direcionou a maior parte do atual programa de investimentos, que termina este ano, para outras fábricas no País, principalmente Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP).



Tags: General Motors, GM, São José dos Campos, fábrica, demissões, metalúrgicos, sindicato.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência