Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 21/09/2012 | 18h00

Continental terá nova fábrica na Alemanha

Unidade custará mais de € 10 milhões e vai recapar pneus com matéria-prima reciclada

REDAÇÃO AB

Durante o IAA, Salão de Veículos Comerciais que ocorre em Hannover, na Alemanha, a fabricante de pneus Continental anunciou a construção de uma nova fábrica de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, bem como uma instalação para a reciclagem de borracha de pneus usados.

A unidade absorverá investimento superior a € 10 milhões e, segundo a Continental, será a primeira do gênero a fazer uso de sinergias entre recapagem e reciclagem, num conceito que a empresa chama de Conti Life Cycle.

“Já temos condição de processar bandas de rodagem usadas até o limite e pneus inservíveis. O material pode ser reutilizado na produção de pneus novos e recauchutados”, disse o diretor da unidade de pneus para veículos comerciais, Andreas Esser.

Na União Europeia, segundo a Continental, 41% dos pneus inservíveis são utilizados para a incineração na indústria de cimento. Outros 35% são compactados e posteriormente utilizados em produtos técnicos de borracha de baixa tensão, tais como itens moldados. A Continental desenvolveu um processo de reciclagem que permite adicionar grandes volumes de borracha reciclada aos compostos de pneus novos e recauchutados.

Com esse método, a quantidade de borracha reciclada em um pneu pode ser dobrada. “Isso marca o próximo passo no melhor aproveitamento de matérias-primas na produção de pneus. Considerando o volume de reciclagem previsto de cerca de 4 mil toneladas por ano, isso resultará na conservação de cerca de 2,4 mil toneladas de borracha e de 1,6 mil toneladas de negro de fumo e sílica”, explica o vice-presidente de material e desenvolvimento de processos industriais, Boris Mergell, vice-presidente de material e de desenvolvimento de processos e industrialização.

Com sede em Hannover-Stöcken, a nova fábrica de recapagem começará a produzir já em 2013 em conjunto com a planta de reciclagem. A capacidade anual será de 180 mil pneus recauchutados.



Tags: IAA, Hannover, Continental, Andreas Esser, Boris Mergell, Hannover-Stöcken.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência