Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Novidades do IAA para o mercado brasileiro
Volvo vai produzir o novo FH na fábrica brasileira de Curitiba (PR) e Iveco fará o Hi-way em Sete Lagoas (MG).

Comerciais | 20/09/2012 | 06h46

Novidades do IAA para o mercado brasileiro

Entre os caminhões, Iveco nacionalizará o Stralis Hi-way e a Volvo o novo FH

GIOVANNA RIATO, AB | De Hannover (Alemanha)

As montadoras aproveitaram o IAA Veículos Comerciais, maior salão do setor, que acontece até 27 de setembro em Hannover, Alemanha, para anunciar novidades para o mercado brasileiro. A Iveco confirmou que vai produzir e vender o Stralis Hi-way no País, modelo mais sofisticado que entrará como topo da gama da linha atual. Também entre os extrapesados, a Volvo vai nacionalizar o novo FH.

Já a MAN aproveitou o evento para contar que venderá no País uma nova família de modelos vocacionais. Apesar de não integrarem o estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus no evento, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, confirmou a jornalistas que a empresa lançará no País o Distributor, para distribuição de bebidas, Constructor, voltado à construção civil, e o Compactor, para o segmento de coleta de lixo. Além disso, há opção para o transporte de valores.

STRALIS HI-WAY

O modelo da Iveco tem lançamento para o Brasil marcado ainda para este ano, poucos meses depois de ser apresentado na Europa, em julho. Com novas tecnologias, a novidade ganhou o prêmio ″Truck of the year″ no jantar de gala que antecede a abertura do IAA. A eleição é feita por jornalistas das 25 maiores revistas especializadas em caminhões da Europa. Segundo o júri, o veículo traz ″enorme contribuição para a eficiência do transporte rodoviário em diversos aspectos. Entre eles estão economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e um reduzido impacto ambiental.″

Como destaque, o modelo promete redução de 4% no custo de operação, o que garante maior rentabilidade ao transportador. Para o mercado europeu, o Stralis Hi-way é equipado com motor Euro 6, já adequado à legislação mais apertada de emissões que entra em vigor em 2014. Nessa configuração o modelo tem como uma das principais inovações o motor, produzido pela FPT Industrial, a divisão de motores comerciais diesel do Grupo Fiat.

Enquanto a maior parte das empresas combinou as tecnologias SCR e EGR para alcançar as metas de redução nas emissões, a empresa italiana incorporou apenas o sistema de redução catalítica HI-SCR. A versão brasileira do caminhão, no entanto, será equipada com motor Euro 5, mas a expectativa é de que também seja recheada de tecnologias.

A versão europeia conta com itens de segurança como EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem) com função assistente de freio, alerta de saída de faixa, ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade), luzes diurnas e sistema avançado de frenagem de emergência. “Não há como listar as diferenças entre este caminhão e o outro Stralis. Para entender as mudanças basta entrar na cabine“, garante o presidente mundial da Iveco, Alfredo Altavilla.

VOLVO FH

O FH, principal novidade da Volvo no IAA, ainda não tem data para estrear no Brasil. Segundo a empresa, localizar a produção do modelo vai exigir grandes adaptações na fábrica de Curitiba (PR). “Não estamos falando apenas de um facelift. É um modelo completamente novo“, explica Sérgio Gomes, responsável pela área de estratégia e planejamento da empresa no Brasil. Ele afirma que a empresa iniciará agora os estudos para definir o lançamento, que deve acontecer nos próximos dois anos. Nesse caso, a novidade substituirá o FH atual.

Assim como o modelo da Iveco, a versão europeia do caminhão da Volvo também é equipada com motor Euro 6. Por lá ele só é vendido com câmbio automatizado I-shift e tem potência de até 750 cv.

Entre as inovações, está o uso de aços mais leves, porém mais resistentes. Dessa forma, a montadora afirma ter alcançado índices mais elevados de segurança sem agregar peso. O modelo também conta com sistemas de segurança ativa, como o monitoramento da faixa de rodagem, sensor de ponto cego e detector de sonolência do condutor.

A Volvo ainda não sabe dizer quais destes equipamentos estarão na versão nacional do veículo, mas destaca que o transportador brasileiro demonstra cada vez mais interesse por tecnologias capazes de aumentar a eficiência. “Há muito interesse por esse tipo de sistema a partir do momento em que o transportador enxerga ali um retorno para o seu investimento“, explica Gomes.



Tags: IAA, veículos comerciais, caminhões, Iveco, Volvo, MAN, FH, Stralis Hi-way.

Comentários

  • Daniel

    Estou em Hannover neste momento e vi ônibus conceito da MAN Latin America, além dos caminhões Constellation brasileiros. Quais os países que a MAN pretende comercializar estes veículos? Somente países em desenvolvimento ou anEuropa poderá ver estes produtos também? Grato Daniel

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência