Volvo vai produzir o novo FH na fábrica brasileira de Curitiba (PR) e Iveco fará o Hi-way em Sete Lagoas (MG).
Comerciais
|
20/09/2012
|
06h46
Novidades do IAA para o mercado brasileiro
Entre os caminhões, Iveco nacionalizará o Stralis Hi-way e a Volvo o novo FH
GIOVANNA RIATO, AB | De Hannover (Alemanha)
As montadoras aproveitaram o IAA Veículos Comerciais, maior salão do setor, que acontece até 27 de setembro em Hannover, Alemanha, para anunciar novidades para o mercado brasileiro. A Iveco confirmou que vai produzir e vender o Stralis Hi-way no País, modelo mais sofisticado que entrará como topo da gama da linha atual. Também entre os extrapesados, a Volvo vai nacionalizar o novo FH.
Já a MAN aproveitou o evento para contar que venderá no País uma nova família de modelos vocacionais. Apesar de não integrarem o estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus no evento, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, confirmou a jornalistas que a empresa lançará no País o Distributor, para distribuição de bebidas, Constructor, voltado à construção civil, e o Compactor, para o segmento de coleta de lixo. Além disso, há opção para o transporte de valores.
STRALIS HI-WAY
O modelo da Iveco tem lançamento para o Brasil marcado ainda para este ano, poucos meses depois de ser apresentado na Europa, em julho. Com novas tecnologias, a novidade ganhou o prêmio ″Truck of the year″ no jantar de gala que antecede a abertura do IAA. A eleição é feita por jornalistas das 25 maiores revistas especializadas em caminhões da Europa. Segundo o júri, o veículo traz ″enorme contribuição para a eficiência do transporte rodoviário em diversos aspectos. Entre eles estão economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e um reduzido impacto ambiental.″
Como destaque, o modelo promete redução de 4% no custo de operação, o que garante maior rentabilidade ao transportador. Para o mercado europeu, o Stralis Hi-way é equipado com motor Euro 6, já adequado à legislação mais apertada de emissões que entra em vigor em 2014. Nessa configuração o modelo tem como uma das principais inovações o motor, produzido pela FPT Industrial, a divisão de motores comerciais diesel do Grupo Fiat.
Enquanto a maior parte das empresas combinou as tecnologias SCR e EGR para alcançar as metas de redução nas emissões, a empresa italiana incorporou apenas o sistema de redução catalítica HI-SCR. A versão brasileira do caminhão, no entanto, será equipada com motor Euro 5, mas a expectativa é de que também seja recheada de tecnologias.
A versão europeia conta com itens de segurança como EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem) com função assistente de freio, alerta de saída de faixa, ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade), luzes diurnas e sistema avançado de frenagem de emergência. “Não há como listar as diferenças entre este caminhão e o outro Stralis. Para entender as mudanças basta entrar na cabine“, garante o presidente mundial da Iveco, Alfredo Altavilla.
VOLVO FH
O FH, principal novidade da Volvo no IAA, ainda não tem data para estrear no Brasil. Segundo a empresa, localizar a produção do modelo vai exigir grandes adaptações na fábrica de Curitiba (PR). “Não estamos falando apenas de um facelift. É um modelo completamente novo“, explica Sérgio Gomes, responsável pela área de estratégia e planejamento da empresa no Brasil. Ele afirma que a empresa iniciará agora os estudos para definir o lançamento, que deve acontecer nos próximos dois anos. Nesse caso, a novidade substituirá o FH atual.
Assim como o modelo da Iveco, a versão europeia do caminhão da Volvo também é equipada com motor Euro 6. Por lá ele só é vendido com câmbio automatizado I-shift e tem potência de até 750 cv.
Entre as inovações, está o uso de aços mais leves, porém mais resistentes. Dessa forma, a montadora afirma ter alcançado índices mais elevados de segurança sem agregar peso. O modelo também conta com sistemas de segurança ativa, como o monitoramento da faixa de rodagem, sensor de ponto cego e detector de sonolência do condutor.
A Volvo ainda não sabe dizer quais destes equipamentos estarão na versão nacional do veículo, mas destaca que o transportador brasileiro demonstra cada vez mais interesse por tecnologias capazes de aumentar a eficiência. “Há muito interesse por esse tipo de sistema a partir do momento em que o transportador enxerga ali um retorno para o seu investimento“, explica Gomes.
Tags: IAA, veículos comerciais, caminhões, Iveco, Volvo, MAN, FH, Stralis Hi-way.