Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 19/09/2012 | 20h09

Quinzena: vendas esfriam 2,3% em setembro

Média diária passa de 16 mil veículos em agosto para 15,1 mil este mês

REDAÇÃO AB

Os emplacamentos de veículos realizados na primeira quinzena de setembro recuaram 2,3% com relação ao mesmo período de agosto, para 172,3 mil unidades. Entretanto, sobre a primeira metade de setembro de 2011, o volume é 13,56% maior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 19, pela Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores do setor no País. O volume inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em contrapartida ao comparativo mensal, no acumulado do ano os emplacamentos seguem tendência de alta, com avanço de 5,99% com relação a idêntico período acumulado de 2011. Segundo os números da entidade, de 1º de janeiro a 18 de setembro, foram vendidos 2,6 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves e pesados.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas somaram 166,1 mil unidades nos onze dias úteis entre 1º e 18 de setembro, queda de 2,19% sobre igual intervalo de agosto. A média diária ficou em 15,1 mil unidades contra média de 16 mil do mês anterior. Com relação a setembro do ano passado, as vendas do segmento subiram 16,62%. No acumulado houve alta de 7,55% sobre igual período de 2011.

Já o segmento de veículos comerciais ainda não reagiu: nos onze primeiros dias úteis de setembro foram vendidas pouco mais de 5 mil unidades, retração de 2,98% sobre agosto e também queda de 33,9% com relação a setembro do ano passado. O movimento já era esperado para o início do mês, como efeito do reprocessamento dos contratos de compra realizados após a redução das taxas de juros do Finame pelo governo, para que as novas compras pudessem ser incluídas na nova taxa (leia aqui). Em quase nove meses, as vendas de caminhões recuaram 21,02% sobre 2011, para 96,6 mil unidades.

As vendas de ônibus também caíram na primeira quinzena: 12,7% sobre agosto e 30,02% sobre setembro de 2011, para 1,1 mil chassis. No acumulado, foram 21,4 mil ônibus entregues, 10,78% menos do que o volume registrado de janeiro até a primeira metade de setembro de 2011.

No início deste mês, após o recorde de vendas em agosto e o anúncio da prorrogação da redução do IPI para automóveis até 31 de outubro, a Fenabrave revisou as projeções de vendas para o ano, para o qual espera crescimento de 6,7% nos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus sobre 2011, para 3,87 milhões de unidades (leia aqui).



Tags: Fenabrave, vendas, quinzena, licenciamentos, emplacamentos, média diária.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência