Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 14/09/2012 | 19h04

Foton Motors do Brasil confirma fábrica em Camaçari

Grupo Mater Participações e Jaques Wagner assinaram protocolo de intenções

AGÊNCIA ESTADO E REDAÇÃO AB

Executivos do grupo Mater Participações, responsável pela Foton Motors do Brasil (uma das representantes da chinesa Foton Motor Co.), e o governador da Bahia, Jaques Wagner, assinaram na sexta-feira, 14, o protocolo de intenções de instalação de uma fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A unidade deverá fabricar vans e micro-ônibus, em um empreendimento diferente da fábrica de caminhões que a empresa chinesa pretende ter no Brasil (leia aqui).

A empresa é a segunda montadora de origem chinesa a tornar oficiais os planos de erguer uma fábrica na Bahia. Dez meses atrás, a JAC Motors anunciou a construção de sua primeira fábrica no Brasil, também em Camaçari (BA), cidade onde está instalada a planta da Ford em que são fabricados os modelos Fiesta e EcoSport.

Com investimento inicial de US$ 300 milhões, a unidade da Foton vai ser construída em um terreno de 1 milhão de metros quadrados e produzirá dois veículos comerciais, ainda não definidos pela empresa. A previsão é que a fábrica comece a operar no fim do ano que vem e que até 2016 seja capaz de montar 30 mil veículos por ano, empregando mil funcionários.

De acordo com o governador, o investimento é resultado de dois anos de contatos com os executivos internacionais da Foton, a partir de uma reunião com eles na China. Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), os planos são de expansão gradual do conteúdo nacional nos modelos da Foton no País, chegando em 65% em 2017. O planejamento também prevê a instalação, em quatro anos, de 130 pontos de venda no País.

Para o diretor-executivo da Foton Motors do Brasil, Osmar Hidalgo, a presença de fornecedores automotivos já instalados na região foi importante na decisão de fazer a fábrica na Bahia. A escolha pela Bahia foi motivo de comemoração para o governo.



Tags: Foton Motors do Brasil, Grupo Mater Participações, Jaques Wagner, Camaçari, Foton Motor Co., JAC Motors.

Comentários

  • paulo

    O que adianta trazer fabricas para o estado se a educação publica esta caindo pelas tabelas, agora mesmo os professores do estado sairam de uma greve de quatro a cinco meses e sem aumento de salario. Da para acredita nestes profissionais da educação ?sera que vão ensina mesmo?. O que vai acontecer e simples: Desde que o polo de camaçari é polo camaçari ,ou que desde que o estado da Bahia e estado da Bahia todas grandes firmas que vem se estabelecer no estado sempre trás mão de obra de fora em quanto os da aqui inginorante a bandonados pela propria sorte vai chupa dedo, tem que para de da isenção e dizer para a midia que é investimento e abrir um compromisso serio com a população baiana e realmente investir no social como por exemplo: O estado da Bahia tem um gigantesco area de marinha ,comprava barcos para a população e desenvolver a cooperativa de beneficiamento de peixe.O que vai para o cresimento do Brasil é esta falta de qualificação profissional.

  • Diogenes Morais de Santana

    Eu fui um dos primeiros consumidores da loja Rebouças em São Paulo(nota fiscal 10), tenho o carro deste abril de 2010 (J3Turim) e de la pra ca já foram muitas visitas a concessionarias devido a problemas de barulho e defeitos no sistema de Ar Condicionado. Algumas vezes acho que não fui tratado com o devido respeito até porque encaminhei e-mail para o presidente@jac... e não tive nenhum retorno (ou seja propagando enganosa). Espero realmente que a marca se firme no mercado e que os 4 grandes do se mexam ainda mais, mas com estes tipos de ocorrência acho difícil manter a confiança do consumidor.

  • Marcos Aurélio Sposaro

    Esta empresa tera caminhões medio e semi pesado e pesado, e com financiamento do governo do Brasil, porque fica dificil fechar alguma negociação.

  • carlos santos

    A comunidade da antiga FAZENDA CAPOAME(aproximadamente 200 proprietarios documentados) convida o nosso prefeito Sr.ADEMAR DELGADO,para nos visitar e tomar conhecimento de como está sendo(devastado) conduzido a desaprópriação da area,sem nenhum tipo de comunicação verbal ou documental a seus moradores, tenho certeza que esta não e a politica do seu governo,desapròpriar os seus eleitores para beneficiar terceiros.Acreditamos que com boa vontade pode-se aliar o desenvolvimento com o bem está de uma comunidade.Acreditamos quê um grande POLITCO e aquele que trabalha junto com a comunidade.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência